Após passagem por Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE), o Projeto de Limpeza de Praias e Rios desembarcou pela primeira vez em São Paulo no último domingo, 22, em Santos, para uma ação em conjunto com a Coca-Cola FEMSA, fabricante parceiro, o Instituto Ecofaxina, organização que trabalha para reduzir o aporte de plástico no meio ambiente, e a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Santos.
Durante a manhã do domingo, cerca de 130 pessoas dividiram-se em grupos para a coleta de resíduos descartados incorretamente na faixa de areia da Praia do Gonzaga, no canal 2. Guiados pela equipe do Instituto EcoFaxina, os participantes recolheram resíduos, e até um pneu, que foram separados e pesados pela COOMARES (Cooperativa de Materiais Recicláveis Santista).
Após o mutirão, os voluntários aproveitaram as ativações realizadas em um espaço criado para o evento, e conheceram mais sobre as iniciativas sustentáveis da Sprite, que recentemente trocou o tradicional verde de suas embalagens pelo transparente, facilitando a reciclagem. Entre os participantes, Marcos Liborio, Secretário do Meio Ambiente de Santos, além de influenciadores digitais, profissionais da imprensa, voluntários do Instituto EcoFaxina e funcionários da Coca-Cola FEMSA e do Pacto Global da ONU no Brasil.
Iniciado em dezembro, o projeto de limpeza de praias e rios é realizado em parceria com o projeto Blue Keepers, ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil e, ao todo, passará por 6 regiões do Brasil com ações para coleta de resíduos.
Nas próximas semanas o projeto segue para Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ). Nessa primeira fase, cada região receberá 4 mutirões durante o ano, com ativações realizadas em parceria com fabricantes parceiros do Sistema Coca-Cola e ONGs regionais que atuam para a conservação do meio ambiente.
Novas embalagens de Sprite
Lançadas no Brasil em agosto de 2022, as embalagens PET de Sprite passam a ser transparentes, substituindo o verde da marca, com 60 anos de história. Com essa mudança, a The Coca-Cola Company reforça o compromisso por um Mundo Sem Resíduos, facilitando a reciclagem do material.
Ao contrário da tradicional PET verde, a nova embalagem transparente da Sprite contribui para ampliar sua circularidade. O fato de não conter pigmentação colorida, faz com que a embalagem tenha maior procura e valor na cadeia de coleta e reciclagem, tornando-as mais circulares.
Além disso, o conjunto de benefícios de adotar uma embalagem transparente se reflete também em um valor de mercado de até 25% maior, se comparado às PETs com adição de pigmentação colorida.
“Por um Mundo Sem Resíduos, nós da Coca-Cola assumimos o compromisso de tornar 100% das nossas embalagens recicláveis, feitas com pelo menos 50% de conteúdo reciclado até 2025, alcançando a coleta e destinação correta para 100% das embalagens colocadas no mercado até o ano de 2030. A mudança em Sprite se inicia ainda em 2022 e nos traz força nessa trajetória de respeito e cuidado com o meio ambiente. Estamos dando um passo a mais e valorizamos esta decisão de adotar a partir desse ano o PET transparente e uma porcentagem crescente de resina reciclada para embalagens de Sprite. Queremos que estas garrafas gerem ainda mais valor na cadeia de reciclagem, ampliando sua circularidade e impactando de maneira positiva todos os elos da cadeia que trabalham diariamente em prol da reciclagem em nosso país”, enfatiza Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.
The Coca-Cola Company
The Coca-Cola® Company (NYSE: KO) é uma empresa completa de bebidas com produtos vendidos em mais de 200 países e territórios. O propósito da nossa empresa é refrescar o mundo e fazer a diferença. Vendemos várias marcas de bilhões de dólares em várias categorias de bebidas em todo o mundo. Nosso portfólio de marcas de refrigerantes com gás inclui Coca-Cola®, Sprite e Fanta. Algumas de nossas marcas de hidratação, esportes, café e chá incluem Dasani, smartwater, vitaminwater, Topo Chico, BODYARMOR, Powerade, Costa, Georgia, Gold Peak, Honest e Ayataka. Nossas marcas de nutrição, sucos, laticínios e bebidas à base de plantas incluem Minute Maid, Simply, inocente, Del Valle, fairlife e AdeS. Estamos constantemente transformando nosso portfólio, desde a redução do açúcar em nossas bebidas até o lançamento de novos produtos inovadores no mercado. Também buscamos impactar positivamente a vida das pessoas, comunidades e o planeta por meio da reposição de água, reciclagem de embalagens, práticas de fornecimento sustentável e reduções de emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Juntamente com nossos parceiros de envasamento, empregamos mais de 700 mil pessoas, ajudando a trazer oportunidades econômicas para comunidades locais em todo o mundo. Saiba mais em www.coca-colacompany.com e siga-nos no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.
Sobre a Coca-Cola FEMSA
A Coca-Cola FEMSA é o maior engarrafador do Sistema Coca-Cola por volume de vendas, com um portfólio de 129 marcas líderes multicategorias. A companhia atende mais de 261 milhões de pessoas com 2 milhões de pontos de venda, 49 fábricas e 268 centros de distribuição em 10 países na América Latina. A estratégia da companhia é a constante inovação e compromisso com nossos princípios nos permitem gerar valor econômico e bem-estar social e ambiental para todos os grupos de interesse.
Para saber mais, acesse: www.coca-cola-femsa.com.br
Blue Keepers
O Blue Keepers é uma iniciativa nacional que busca a efetiva mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição do plástico em bacias hidrográficas e oceanos, com o envolvimento de empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema. Como promotor do ODS 14, faz parte da Década do Oceano, criada pela ONU em 2020, que visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Hoje, estima-se que 150 milhões de toneladas de plástico circulem no mar.
Pacto Global da ONU
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org
O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje caminha para a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.800 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br
|