O jurista e ex-prefeito de São Bernardo, Tito Costa, deixou o Partido Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e passou a fazer parte do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em cerimônia realizada no dia 24 de setembro, às 20h, na Câmara Municipal.
Na mesma legenda do prefeito William Dib, Tito Costa afirmou que sua escolha se deu pelo desejo de se empenhar nas questões sociais para desenvolver ainda mais a cidade. “Amo minha cidade e a ela quero servir com o melhor do meu trabalho e da minha dedicação”, declarou. “Por isso me filio ao PSB, para ajudar o Dib a ganhar as eleições e dar continuidade ao importante trabalho que vem fazendo junto à população.”
A chegada de Tito Costa ao partido é de fundamental importância. Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, especializou-se em jurista especialista em legislação eleitoral. Em 1968, filiou-se ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro), que mais tarde veio a ser o PMDB. Em 1996, teve uma pequena passagem pelo Partido da Frente Liberal (PFL), mas logo depois retornou ao seu partido original. Também exerceu os cargos de suplente do senador Franco Montoro e deputado federal constituinte.
Em São Bernardo, Tito Costa foi prefeito de 1977 a 1982, e vice-prefeito em 1993. Ainda hoje é muito conhecido e prestigiado por ter realizado um mandato popular, auxiliando as classes operárias a abrirem as portas para o retorno do Estado de Direito. “Além das obras realizadas ao longo do meu mandato, ficaram as marcas de atitudes firmes em defesa dos trabalhadores, numa fase difícil da vida brasileira sob o regime militar”, relembrou. “Foram tempos penosos, em que meu gabinete se transformou em verdadeiro quartel general de autoridades e políticos que se colocaram também a serviço da causa dos metalúrgicos, na busca de um novo sindicalismo.”
Boas vindas
Com a casa repleta de autoridades do executivo e legislativo e de representantes da comunidade, Dr. Dib fez uma breve retrospectiva dos momentos históricos da política no município, lembrando das dificuldades e da falta de credibilidade de muitos, na época em que foram feitas as alianças entre o então candidato Maurício Soares, do Partido Socialista Democrático Brasileiro (PSDB), e o seu vice, William Dib, do PSB. O prefeito ressaltou ainda a importância da aliança.
“Esta filiação não precisa de sustentação, ela é auto-sustentável. O Tito sabe o quanto pode ser útil e importante para esta cidade e para o PSB”, concluiu
“ O prefeito William Dib está cada vez mais fortalecido, a prova é a chegada de um nome importante e fundamental como Tito Costa. A filiação de Tito ao PSB é um divisor de água na política de São Bernardo”, disse o deputado Orlando Morando.
|