Esboçar uma constituição que abra caminho para um governo independente no Iraque pode levar pelo menos um ano, o dobro do que os Estados Unidos planejavam, disseram na terça-feira autoridades iraquianas.
Washington, que procura ajuda internacional para lidar com a guerrilha e os crescentes custos no Iraque, pretende usar uma nova resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) para tratar da transferência do poder em Bagdá -- tema que preocupa a Europa. O texto da resolução deverá estar pronto dentro de alguns dias.
A constituição é um importante requisito para a transferência de poder, e o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, afirmou na sexta-feira que gostaria de ver uma proposta de texto em seis meses, acrescentando, contudo, que não se tratava de um prazo fixo.
Fontes do Conselho de Governo do Iraque, apontado pelos EUA, disseram que estão sendo estudadas muitas opções, entre elas a eleição dos membros do grupo que escreverá a constituição -- o que seria um processo lento.
"Se for decidido que o grupo precisa ser eleito, isso pode levar um ano ou mais", explicou uma fonte. "O Conselho de Governo debaterá se é necessário."
França e Alemanha, que lideraram a oposição à guerra, pressionam Washington a transferir o poder das forças de ocupação para um governo iraquiano em alguns meses. Em troca, apoiariam uma resolução no Conselho de Segurança.
|