Ao todo, foram inscritos 258 projetos de 22 estados brasileiros.
São Bernardo ficou entre as 24 melhores do país
O Programa Lixo e Cidadania, idealizado e desenvolvido pela Prefeitura de São Bernardo, foi selecionado entre as 24 Melhores Práticas em Gestão Local do país, sendo o único do Estado de São Paulo. O resultado foi conhecido no dia 2 de outubro, em solenidade realizada na sede da Caixa Econômica Federal (CEF), promotora do evento, em Brasília, e contou a presença do prefeito William Dib, e do secretário de Habitação e Meio Ambiente, Osmar Mendonça.
Dentre os objetivos primordiais da prática desenvolvida em São Bernardo destacam-se o fechamento do Lixão do Alvarenga, na divisa com o município de Diadema, existente em área de proteção ambiental, a erradicação do trabalho infantil com o lixo e a aplicação de políticas públicas visando a valorização profissional dos catadores como agentes pioneiros da coleta seletiva com a criação de centros de reciclagem. Outro ponto fundamental foi a inclusão social das famílias que viviam no Lixão e sobreviviam catando lixo.
A avaliação, promovida a cada dois anos pela CEF, integra a terceira edição do Programa Caixa Melhores Práticas e visa identificar, documentar, avaliar, premiar e difundir as melhores experiências em gestão local, resultantes de ações e projetos nos quais a CEF tenha atuado como parceira.
De acordo com Dr. Dib, que recebeu uma placa e o certificado de participação do Programa, o prêmio nada mais é do que o reconhecimento de um sério trabalho desenvolvido na cidade. “São Bernardo está de parabéns. Este programa resgatou a cidadania de várias pessoas que antes viviam sem nenhuma auto-estima”.
Este ano, o Programa Melhores Práticas, inspirado no Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos da ONU/Habitat, registrou em julho inscrição de 258 projetos de 22 estados brasileiros. O processo de avaliação e seleção, executado com a participação de técnicos e especialistas da CEF, teve início no final de julho e reuniu representantes de órgão públicos e privados, personalidades do meio acadêmico e de entidades do terceiro setor.
Processo de Seleção – Todos os projetos inscritos passaram por rigoroso processo de seleção dividido em três etapas. Entre os dias 28 de julho e 01 de agosto, ocorreu a etapa regional de seleção das 100 práticas semifinalistas. O projeto de São Bernardo ficou entre as 20 melhores da região sudeste, sendo a única cidade classificada do Grande ABC. Na oportunidade o sudeste registrou apenas oito projetos de São Paulo.
Na etapa seguinte, ocorrida entre 18 e 20 de agosto, 24 práticas de excelente qualidade, incluindo o Programa de São Bernardo, foram classificadas para a etapa final, que selecionou as dez melhores do país. Nesta fase, o Programa Lixo e Cidadania ganhou destaque sendo a única prática selecionada no Estado de São Paulo.
Para o secretário de Habitação e Meio Ambiente, Osmar Mendonça, o sucesso do projeto se deve ao conjunto de ações que foram aplicadas. "Problemas de ordem ambiental, social, geração de renda e de trabalho infantil foram resolvidos. Por esse conjunto, a experiência de São Bernardo foi destacada e reconhecida entre as melhores", afirmou.
|