Um conto fantástico sobre os ciclos femininos

 

Mulher - 15/05/2025 - 12:33:59

 

Um conto fantástico sobre os ciclos femininos

 

Da Redação .

Foto(s): Divulgação / Berenice VS Meurer

 

A obra infantojuvenil "O Diário de Adelaine", escrita pela fisioterapeuta pélvica Berenice VS Meurer, reúne informações sobre menarca, saúde menstrual e autoconhecimento

A obra infantojuvenil "O Diário de Adelaine", escrita pela fisioterapeuta pélvica Berenice VS Meurer, reúne informações sobre menarca, saúde menstrual e autoconhecimento

Adelaine cresceu em um reino cinza e enfeitiçado, onde os homens eram os únicos moradores e vários saberes milenares foram proibidos. Mas quando uma menina passa pela primeira menstruação, o rei percebe sua verdadeira identidade e a expulsa para uma floresta misteriosa. Perdida na natureza e com medo do futuro, ela encontra um grupo de mulheres que a acolhe. Neste novo lugar, a protagonista inicia a verdadeira jornada do livro infantojuvenil O Diário de Adelaine , ao descobrir todas as nuances sobre o universo feminino que, por muitos anos, foram banidas.

Escrita pela fisioterapeuta pélvica e especialista em saúde da mulher, Berenice VS Meurer , uma obra dialoga com jovens sobre a menarca, a saúde menstrual e a sexualidade com objetivo de romper padrões geracionais de silêncio sobre o corpo feminino. Em uma jornada fantástica até um mundo semelhante aos de contos de fadas, as leitoras entram em contato com o poder da irmandade, da ancestralidade e do autoconhecimento.

Com ilustrações da artista plástica Tatti Simões , a autora atravessa temas informativos por meio de uma narrativa leve e repleta de aventuras. Entre os assuntos, abordamos as diferenças entre as quatro fases do ciclo - menstrual, folicular, ovulação e lútea -, os sintomas mais comuns da TPM, os sinais que precisam de um acompanhamento especializado e as responsabilidades de uma relação íntima.

Nós, mulheres, passamos por essas mudanças, por altos e baixos hormonais que geram alterações de humor, de alegria e tristeza, raiva, medo e algum desconforto físico em alguns ciclos. Assim como a natureza, também estamos em movimento interno constante. Podemos ter dias que nosso temperamento seja como o ar em brisa suave ou dias de ventania. ( O Diário de Adelaine , p. 54)

Além de conteúdos educacionais, a publicação retrata a importância dos laços formados pela protagonista. Ao chegar na floresta, Adelaine faz amizade com duas garotas que se tornam suas confiantes, além de reencontrar a mãe. Entre períodos repletos de desafios emocionais e situações que exigem força interna, ela conta com o apoio das mulheres ao seu redor para confiar mais em si e respeitar os próprios limites.

Nas páginas finais, O Diário de Adelaine convida os leitores a escreverem sobre seus sentimentos e as mudanças do corpo durante o processo de amadurecimento, sem intenção de ajudar na percepção das transformações e no entendimento sobre a saúde. Assim como o protagonista fez em um diário, os jovens podem discordar de forma livre sobre as emoções e os sintomas físicos para, anualmente, observarem as ondulações do ciclo.

"O livro contribui para que as meninas iniciem seus ciclos menstruais com mais amor-próprio, consciência e conhecimento sobre o corpo, além de ser uma ferramenta para abrir conversas na família e na escola. Muitos pais e mães não sabem por onde começar a conversar com as filhas, então esta é uma forma de se aproximar do universo feminino e melhorar as relações familiares", afirma a autora.

FICHA TÉCNICA

Título: O Diário de Adelaine
Autora: Berenice VS Meurer
ISBN: 978-65-5872-757-6
Páginas: 100

Mulher

Sobre a autora: Berenice Vieira da Silva Meurer é fisioterapeuta pélvica e professora de yoga desde 2006. Especializada em fisioterapia uroginecológica e sexualidade humana, tem foco no atendimento de mulheres em diferentes fases da vida. É idealizadora do programa Gestar Íntegro, voltado à preparação física e emocional para o parto, a amamentação e a maternidade. A partir do compromisso em promover uma relação saudável das mulheres com seus corpos e com a intenção de romper ciclos de silêncio sobre a saúde feminina, publicado o livro O Diário de Adelaine . Como escritora, ocupa a cadeira de nº4 na Academia Brasileira de Letras de Santa Catarina – seccional de Águas Mornas (ALBSC-AM) e já vendeu mais de 10 mil exemplares da obra.

Redes sociais da autora:

Instagram: @odiariodeadelainelivro | @berenice.shakti
Facebook: /berenice.meurer
Site: https://odiariodeadelaine.com/ | https://vivazsaudefeminina.com/

Links
Vídeo