A ministra da Assistência Social, Benedita da Silva, PT, ex-governadora do Rio de Janeiro, receberá o título de Cidadã São-Bernardense hoje, sexta-feira, 28 de novembro. A entrega da homenagem foi uma iniciativa do vereador Tião Mateus, PT.
Para o parlamentar, Benedita representa um exemplo de determinação tanto na vida privada quanto política. Antes de assumir o ministério, no início deste ano, exerceu os cargos de vereadora, deputada federal, senadora e de governadora do Rio de Janeiro.
Benedita da Silva esteve envolvida em outubro no caso da viagem à Argentina com verbas públicas que culminou na devolução aos cofres, por iniciativa própria, após conversa reservada com Lula, do dinheiro gasto naquela viagem.
O evento deverá ter as presenças de membros do Partido dos Trabalhadores de toda a região. O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, e do deputado estadual Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho – ambos farão um pronunciamento.
O Programa Casa da Família que está afeto ao ministério de Benedita está distribuindo verbas, no montante de R$ 108 mil, para cada cidade. São 45 municípios que serão atendidos, sendo que 36 são administrações petistas. Na região do Grande ABC, somente São Bernardo e São Caetano não receberão a verba. Coincidentemente as duas cidades não são administradas pelo PT. Mesmo não tendo favorecido ou realizado nada pela cidade a ministra recebe o título de Cidadã São-bernardense. Analistas políticos locais comentavam pelos corredores da Câmara Municipalk que o objetivo real da solenidade e dar visibilidade ao partido e também para seu pré-candidato à disputa de 2004, o deputado federal Vicentinho. A distribuição de títulos de Cidadão São-bernardense deveria ter critério mais rígido de acordo com os mesmo analistas políticos. “Basta chegar ano de eleição que começa tudo de novo. É um tal de fazer festa e distribuir título de cidadão com o dinheiro do povo que não acaba mais. Afinal o quê essa mulher fez por nós?”, questionou Maria Fernanda moradora de São Bernardo há mais de 30 anos.
|