A Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, aprovou por acordo de liderença Congratulação com as Entidades que questionam a participação do Deputado Federal Vicentinho e o sindicalista Luiz Marinho, presidente nacional da CUT, em ostensiva propaganda em defesa da UNIBAN.
O voto de congratulação foi proposto pelo petista Aldo dos Santos. O pedido foi baseado no manifesto (íntegra ao lado) distribuído no XIX Congresso de APEOESP, assinado pelas seguintes entidades: Federação dos Professores do Estado de São Paulo e SINPRO – Regionais de: São Paulo, ABC, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Osasco, Santos, Rio Preto, Jaú, Valinhos/Vinhedo, Guapira e Vales.
“A atitude dos Companheiros Vicentinho e Luiz Marinho em prol da escola privada, não contribuem na defesa incansável das entidades que subscrevem o citado manifesto e do Partido dos Trabalhadores em prol da escola pública, ao contrário. Todos nós devemos nos unir em prol da defesa da escola pública gratuita, laica e de qualidade”, dispara Aldo dos Santos, PT, no requerimento protocolado na Câmara são-bernardense.
O fato de Vicentinho e Luiz Marinho terem participado da campanha da UNIBAN, ao que demonstra o manifesto, desagradou lideranças partidárias e, se agravadas, poderão provocar um “racha” para as eleições de 2004.
Sabe-se que foi enviado para a Mesa Dioretora da Câmara Federal denúncia de que Vicentinho, deputado federal eleito em 2002, tenha quebrado a ética e o decoro parlamentar. Nos próximos meses a asesoria jurídica da Câmar de Deputados Federais deverá analisar e encaminhar o caso para o Ministério Público ou para a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.
Tal encaminhamento não deverá ocorrer antes de março de 2004 devido ao recesso parlamentar que encerra as atividades dos deputados dentro dos próximos dias.
Marcelo Sarti deverá protocolar em Brasília, também referente ao caso, denúncia com base na frequência do deputado às aulas na UNIBAN. Este poderá se tornar outro entrave para o futuro candidato do PT às eleições municipais de 2004 em São Bernardo.
LEIA A ÍNTEGRA DO MANIFESTO NO LINK ABAIXO
|