A Prefeitura de São Bernardo promoveu no último domingo, 30, uma grande festa para comemorar os 59 anos da Emancipação Político-administrativa da cidade. O evento, realizado na praça Lauro Gomes em frente ao busto do líder do grupo emancipacionista Wallace Cochrane Simonsen, relembra as transformações que ocorreram no início da década de 40.
O prefeito William Dib e o secretário Admir Ferro homenagearam o líder emancipacionista com um arranjo de flores colocado em sua imagem.
Como parte do evento, a Secretaria de Educação e Cultura, promoveu um grande Desfile de Bandas e Fanfarras, na rua Marechal Deodoro. O desfile contou com a participação de alunos de 17 escolas municipais, estaduais e particulares da cidade e de outros municípios do Estado.
O prefeito William Dib abriu oficialmente o evento seguido pelo desfile da fanfarra da Escola Estadual Maurício Antunes Ferraz, de São Bernardo do Campo. As outras escolas que passaram pela Marechal Deodoro foram: EMEB Padre Fiorente Elena – São Bernardo do Campo; Escola Estadual Lauro Gomes – São Bernardo do Campo; Escola Estadual Jacob Casseb – São Bernardo do Campo; EMEB Escritor Julio Atlas – São Bernardo do Campo; Escola Estadual Pinheiro – Interlagos – São Paulo; Escola Estadual Profª. Yolanda Noronha do Nascimento – São Bernardo do Campo; Escola Estadual Profº Euclides Deslandes – São Bernardo do Campo; EMEB Gofredo Teixeira da Silva Teles – São Bernardo do Campo;
Fanfarra Estadual Padre José de Anchieta – Cubatão; Colégio São José – São Bernardo do Campo; Escola Estadual Profº João B. Bernardes – São Bernardo do Campo; EMEB Salvador Gori – São Bernardo do Campo; Fanfarra da EMEF Profº Álvaro Gonçalves – São José dos Campos; Escola Estadual Antonio Nascimento – São Bernardo do Campo; Escola Estadual Brazilia Tondi de Lima – São Bernardo do Campo e Fanfarra Municipal de Mogi das Cruzes.
Para o secretário de Educação e Cultura, Admir Ferro, a música é fundamental na formação de um cidadão. “É importante para o Município recuperar a tradição e a formação dos jovens propiciando-lhes a oportunidade de acesso à musicalidade. Sempre lutei para trazer de volta as fanfarras nas escolas do município. Eu mesmo fiz parte de vários corais quando era criança, por isso incentivo as crianças a fazerem o mesmo”, disse.
Um pouco de história
O movimento pela emancipação de São Bernardo foi iniciado oficialmente com a criação da Sociedade dos Amigos de São Bernardo em 6 de junho de 1943 e, apesar de não contar com a participação efetiva da população, tinha o apoio desta e o respaldo da igreja. O grupo emancipacionista, liderado por Wallace Cochrane Simonsen, enquanto articulava politicamente a sonhada emancipação, desenvolvia gestões junto a empresas públicas e privadas para dotar São Bernardo de pré-requisitos exigidos para se tornar Município. Em 30 de novembro de 1944, pelo Decreto Estadual n.º 14.344, São Bernardo do Campo deixou de ser Vila de São Bernardo para tornar-se Município de São Bernardo do Campo. Em 1º de janeiro de 1945 é instalado o Município de São Bernardo do Campo e Wallace Simonsen é nomeado prefeito.
|