O prefeito em exercício de São Bernardo, William Dib, recebeu na terça-feira, 18, a visita do ministro do Conselho de Comércio da Tailândia, Boon Intiratana. Na pauta do encontro, do qual também participou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Humberto Macedo, o ministro tailandês expressou a intenção de seu país de ampliar as relações comerciais com o Brasil, especialmente com os setores automobilísticos e de autopeças.
“Temos muito em comum com São Bernardo, pois a Tailândia também abriga várias montadoras, entre elas a Honda e a Toyota. Acredito que um intercâmbio facilitaria as relações de comércio entre as empresas brasileiras e tailandesas”, disse Intiratana.
Segundo o ministro, a Tailândia é o maior exportador de borracha do mundo, e as indústrias automobilísticas e de produtos químicos brasileiras estão entre as que mais importam aquele produto. Ainda de acordo com Intiratana, os produtos brasileiros mais exportados para a Tailândia são o farelo de soja – usado como ração animal – e o alumínio.
Para o prefeito em exercício, a visita do ministro é um indicativo de que os tailandeses estão de fato interessados em ampliar suas relações comerciais com as empresas situadas em São Bernardo. “Essa espécie de intercâmbio comercial é muito importante para a nossa região, pela similaridade da Tailândia com o nosso município. A Tailândia é um país que está em desenvolvimento e tem em sua balança comercial pontos comuns aos nossos, como o setor automobilístico e de autopeças. Esse contato servirá para estreitarmos essas relações”, disse.
A ponte comercial entre os importadores e exportadores brasileiros com os tailandeses será feita pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Um grupo de empresários tailandeses deverá vir ao Brasil em maio para encontros comerciais com representantes de empresas brasileiras.
De acordo com Boon Intiratana, 70% das empresas situadas em seu país são estrangeiras.
A Tailândia possui cerca de 65 milhões de habitantes.
|