São Bernardo deu mais um passo na noite de terça-feira, 16 de março, para manter a qualidade de ensino na cidade com a entrega da Coleção História da Arte do Masp (Museu de Arte de São Paulo) às escolas da rede municipal. A iniciativa é inédita no país. A cerimônia aconteceu no Teatro Cacilda Becker. O secretário de Educação e Cultura, Admir Ferro, representou o prefeito William Dib no evento, que reuniu cerca de 300 pessoas, a maioria profissionais da educação.
O material entregue às escolas é composto por quatro fitas de vídeo e quatro catálogos com textos e ilustrações sobre a Arte Italiana, Francesa, Escola de Paris, Península Ibérica e do Centro e Norte da Europa, além da História da Arte no Brasil. As fitas remetem à Idade Média, ao Renascimento na Itália, ao Barroco, à arte Rococó, ao Neoclassicismo, Impressionismo e Vanguardas. Contam ainda um pouco da história do museu, criado em 1947.
Para o professor de História da Arte e da Cultura do Masp e da Unicamp (Universidade de Campinas), Renato Brolezzi, a iniciativa da Prefeitura resgata uma antiga vocação do museu. “O Masp foi concebido para aproximar as pessoas e esse gesto de São Bernardo recupera a idéia de que a cultura não está ao alcance apenas das elites.”
De acordo com o secretário de Educação e Cultura, a idéia da aquisição dos catálogos se deu a partir das constantes consultas ao Serviço Educativo do Masp visando enriquecer as mostras de arte feitas no município. “Nossos professores também freqüentavam as aulas de história da arte oferecidas pelo museu e isso aumentou nosso vínculo. Investimos em mais este projeto porque a escola não foi feita apenas para ler e escrever. É nosso dever ampliar o leque de conhecimento dos nossos alunos.”
Segundo o coordenador de Serviços Educacionais do Masp, Paulo Portela Filho, nunca na história do museu uma instituição de ensino público demonstrou tanto interesse pela história da arte. “É uma iniciativa que deve ser reproduzida em escala nacional. Esse gesto (aquisição de reproduções do acervo), pioneiro no Brasil, é um compromisso inequívoco com a formação das pessoas”, avalia.
Desde 1997 a Secretaria de Educação e Cultura organiza mostras de arte pautadas na programação anual de exposições do Masp. Este critério de escolha, que viabiliza a visita de professores às exposições de obras originais, e a ida dos alunos à sede da secretaria para conhecer reproduções de tais obras, motivou a transformação da Seção de Recursos Didáticos da secretaria em Programa Educacional Ateliê de Arte.
Criado em 2000, o programa intensificou sua atuação em meio aos educadores e alunos e hoje está presente em boa parte das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs), entre elas a José Luiz Jucá, situada na Vila Esperança, periferia da cidade. Nos ateliês de arte, a garotada desenvolve suas potencialidades artísticas, seja por meio da pintura ou do artesanato.
As mostras de arte de São Bernardo são montadas com reproduções de trabalhos de pintores renomados, como Di Cavalcanti, Portinari, Monet, Picasso e Renoir. Os temas também são pautados em sua maioria nas mostras realizadas pelo Masp. Este ano o município realiza a 9ª Mostra, a partir do próximo dia 24, com a exposição de trabalhos do artista plástico Adélio Sarro. A partir do próximo dia 20 de março, os professores da rede municipal terão aulas sobre como utilizar o material adquirido pela secretaria em sala de aula. No total serão ministradas quatro aulas (sempre aos sábados) pelo professor Renato Brolezzi. Dois professores de cada escola – o município tem 150 escolas – farão o curso. “O investimento na continuidade da formação dos professores é fundamental, pois eles vão irradiar o conhecimento para os alunos e outros níveis. É preciso que iniciativas semelhantes ocorram em outras áreas. Não adianta apenas construir escolas”, prega Brolezzi. Segundo a diretora do Departamento de Ações Educacionais da Prefeitura, Neide Felicidade, o município estuda futuras parcerias com consulados para intercâmbio cultural. “Já estamos apelidando esse projeto de Fábrica de Arte. Além do intercâmbio que permita o contato de nossos educadores com a arte, esse trabalho envolverá a busca de patrocínios para facilitar também o acesso de nossos alunos às instituições de arte de São Paulo.” O superintendente administrativo e financeiro Fernando Pinho representou a direção do Masp na cerimônia. Ao final do evento foram sorteadas 15 bolsas de estudo para o curso “Prosa Pedagógica”, oferecido pelo museu aos professores da rede pública de São Bernardo. O curso é de um dia (27 de março).
|