A unidade da DaimlerChrysler do Brasil em São Bernardo do Campo, onde são produzidos caminhões, ônibus e agregados, conquistou o prêmio Best Practice em reconhecimento à melhor aplicação do sistema de produção entre todas as fábricas de veículos comerciais do Grupo Daimler-Chrysler.
“Graças à criatividade, flexibilidade e, principalmente, pela motivação dos nossos colaboradores, mais uma vez o Brasil se destaca dentro do Grupo DaimlerChrysler, sendo apontado como referência mundial em sistemas de produção”, diz Armando de Sousa Gaspar, diretor Técnico da DaimlerChrysler do Brasil.
A DaimlerChrysler adota um padrão mundial para o sistema de produção de veículos comerciais, baseado em cinco premissas: infra-estrutura humana; padronização; qualidade, produtos e processos robustos; just-in-time e melhoria contínua. Periodicamente, o sistema de produção de todas as fábricas de veículos comerciais do Grupo DaimlerChrysler no mundo é avaliado por meio de auditorias. A última delas foi realizada no final de 2003.
A unidade de São Bernardo do Campo da DaimlerChrysler do Brasil é considerada benchmark por adotar as melhores práticas dentro do Grupo quanto ao sistema de produção, tanto que recebe constantemente profissionais de outras plantas do Grupo para treinamentos quanto aos conceitos aplicados.
O sistema de produção brasileiro utiliza o conceito de produção “enxuta e puxada”, ou seja, operar com estoques reduzidos, buscando a eliminação de desperdícios, com o ritmo determinado pela necessidade do cliente. Para isso, são utilizadas algumas ferramentas como Kaizen, 5S, Manutenção Produtiva Total - TPM, trabalho em grupo, entre outras.
|