Mercedes-Benz apresenta o novo CLK DTM AMG, um superesportivo de série limitada

 

Autos - 21/05/2004 - 11:29:03

 

Mercedes-Benz apresenta o novo CLK DTM AMG, um superesportivo de série limitada

Série limitada em 100

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Superesportivo com 582 - Modelo recebeu tecnologia das pistas de corrida - Cupê vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos - Velocidade máxima de 320 km/h

Superesportivo com 582 - Modelo recebeu tecnologia das pistas de corrida - Cupê vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos - Velocidade máxima de 320 km/h

A Mercedes-Benz apresenta a nova CLK DTM AMG, um superesportivo que combina a mais avançada tecnologia de competição com o design arrojado e o interior sofisticado característicos dos automóveis da marca. Limitado a uma série de apenas 100 unidades, o modelo exclusivo de duas portas vem equipado com motor AMG V8 de 5,5 litros capaz de desenvolver 582 cavalos de potência. O cupê também recebeu um novo chassi, pneus esportivos e teve a aerodinâmica otimizada em túnel de vento para gerar um desempenho verdadeiramente esportivo. Com todas essas modificações, o puro-sangue Mercedes-AMG acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 320 km/h - controlada eletronicamente. O modelo que serviu de base para o desenvolvimento da nova CLK DTM AMG foi a versão de competição do Mercedes-Benz CLK, que Bernd Schneider pilotou ao vencer o Campeonato Alemão de Gran Turismo (DTM) de 2003, e que terminou a temporada como o automóvel mais bem sucedido da competição. Os dispositivos e acessórios do CLK DTM AMG também foram inspirados no cupê que correu nas pistas de corrida. Dois assentos individuais esportivos revestidos em couro, com cintos de quatro pontos, asseguram um apoio lateral incomparável, enquanto que o volante oval de competição revestido em camurça e o novo painel de instrumentos AMG com mostrador de velocímetro até 360 km/h, oferecem toques adicionais do apelo da competição esportiva ao interior do veículo. A carroceria do novo CLK DTM AMG apresenta características de um carro de corrida. A transferência da avançada tecnologia de competição para as ruas está presente nos spoilers, no pára-choque dianteiro, com grande entradas de ar de refrigeração, nas rodas de liga leve AMG de 19 e 20 polegadas, e no aerofólio traseiro. Todos esses elementos lembram o design marcante dos automóveis de competição CLK do campeonato DTM. Além disso, uma série de componentes da carroceria foram construídos em fibra de carbono reforçado. Sob o capô há uma versão especialmente retrabalhada do motor AMG superali-mentado de oito cilindros que equipa o SL 55 AMG. A motorização passou por modificações nos pistões, válvulas, sistema de refrigeração, coletor de admissão e sistema de escapamento. O motor AMG V8 desenvolve 582 cavalos de potência a 6100 rpm, com pico de torque de 800 Nm disponíveis a partir de 3500 rpm. Desempenho comparável a um automóvel superesportivo O potente motor V8 AMG superali-mentado de 5,5 litros do CLK DTM AMG nasceu para proporcionar um desempenho normalmente reservados a automóveis superesportivos. Para ir de 0 a 100 km/h, o cupê precisa de apenas 3,9 segundos e atinge os 320 km/h de velocidade máxima — controlada eletronicamente. A transmissão automática de cinco velocidades AMG SPEEDSHIFT reforça a esportividade do modelo. O motorista muda rapidamente de marcha com um leve toque nos comandos de mudança no volante, como nos carros da Fórmula 1. Suspensão esportiva garante a máxima estabilidade Outras característica presente nos carros de corrida pode ser encontrada no Mercedes-Benz CLK DTM AMG: molas e amortecedores mais rígidos, ajustáveis em altura. O eixo traseiro foi redesenhado e reforçado para incluir novos elos de mola. Um novo diferencial traseiro assegura a máxima tração, enquanto que o controle de tração (ASR) e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP®) foram calibrados para levar em consideração os altos níveis de desempenho. Pneus esportivos opcionais desenvolvidos pela Dunlop para o campeonato DTM (225/35 R 19 na dianteira e 285/30 R 20 na traseira) ajudam o carro a manter uma aderência incomparável. Esses pneus oferecem níveis especialmente altos de estabilidade e são equipados com rodas de liga leve AMG de raios duplos (dianteira: 9 x 19, traseira: 10 x 20), que foram desenvolvidas exclusivamente para o CLK DTM AMG. Os raios visualmente atraentes das rodas também são muito eficientes para ventilar os discos de freios. E o novo sistema de freios composto de alto desempenho, recentemente desenvolvido pela AMG, com pinças fixas de seis pistões na dianteira e pinças fixas de quatro pistões na traseira garante uma perfeita desa-celeração. CLK DTM AMG também oferece esportividade na parte interna Uma vez dentro do CLK DTM AMG, o motorista tem à disposição um ambiente de competição funcional ligado à exclusividade da marca de automóveis de alto desempenho da Mercedes-AMG. Dois assentos individuais esportivos AMG de couro, excepcionalmente leves e montados com cintos de segurança de quatro pontos, oferecem aos dois ocupantes um apoio lateral otimizado, enquanto que o volante oval de competição, revestido de camurça e de alto nível de agarre, ajuda a transmitir uma sensação de máximo controle do carro. O novo console central traz uma série de características marcantes, incluindo a alavanca de marchas prateada, o botão de partida, quatro comandos para funções auxiliares e uma insígnia com o número do veículo. Os elementos exclusivos do CLK DTM AMG foram combinadas às características existentes em todos os modelos Mercedes-Benz: qualidade, durabilidade e segurança, todas elevadas aos mais altos padrões. O novo cupê inspirado nos carros de competição será construído artesanalmente, e os primeiros exemplares da edição limitada de 100 unidades do CLK DTM AMG serão entregues aos clientes europeus a partir do segundo semestre de 2004.

Superesportivo com 582 - Modelo recebeu tecnologia das pistas de corrida - Cupê vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos - Velocidade máxima de 320 km/h

Superesportivo com 582 - Modelo recebeu tecnologia das pistas de corrida - Cupê vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos - Velocidade máxima de 320 km/h

Superesportivo com 582 - Modelo recebeu tecnologia das pistas de corrida - Cupê vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos - Velocidade máxima de 320 km/h

Superesportivo com 582 - Modelo recebeu tecnologia das pistas de corrida - Cupê vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos - Velocidade máxima de 320 km/h

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo