Após quatro meses de total dedicação à música, dezenas de jovens carentes já se credenciaram para formar o primeiro grupo de coral e orquestra do pólo de São Bernardo do Projeto Guri - parceria entre a Prefeitura, o governo do Estado e a EDS Informática voltada para esta finalidade. Esta é a primeira orquestra - composta por 40 músicos e coral de 100 vozes - formada desde a instalação do programa no município, em dezembro do ano passado. O projeto atende 240 adolescentes com idades entre 8 e 19 anos.
Clássico ou popular
Para esses futuros músicos não importa. O repertório do grupo vai do requinte da 9ª Sinfonia (Dvoräk) à sutileza de Chuva de Prata, interpretada por Gal Costa. O grupo também está desenvolvendo quatro peças de Villa Lobos: O Pobre e o Rico, O Gato, Passa-Passa Gavião e o Pastorzinho, escritas para piano.
De acordo com o maestro regente Daniel Cornejo, em breve o grupo deverá estar fazendo sua primeira apresentação oficial. “Ainda faltam alguns ajustes. Mas eles já estão preparados para se apresentar”, garantiu. Para o prefeito William Dib, o Projeto Guri se soma aos já desenvolvidos pela Prefeitura, como os de formação de bandas jovem, mirim e adulto, da Secretaria de Educação e Cultura. “Iniciativas como esta têm um alcance infinito. Oferecer condições aos jovens, seja na área da educação ou da cultura, é formar a verdadeira cidadania.”
|