Um ano após o início efetivo de sua comercialização em maio de 2003, a presença crescente do Honda Fit nas ruas demonstra que suas características surpreenderam e conquistaram o consumidor brasileiro e ajudaram a consolidar ainda mais a marca Honda no mercado. Reflexo disso é o volume de emplacamentos no período, que supera 25 mil unidades, demonstrando o seu sucesso em um dos mais competitivos segmentos automotivos do País. Versátil e prático, o Honda Fit tem atraído um público muito diversificado, desde os jovens em busca do primeiro carro, fácil de dirigir, atual e esportivo, até famílias que precisam de um espaço interno amplo e adaptável às suas necessidades específicas.
Entre os estudos realizados pela Honda com a finalidade de conhecer melhor os consumidores do modelo está a “Pesquisa Monito-ramento”, na qual 300 clientes de todo o País que tenham adquirido o carro há mais de seis meses, aleatoriamente são escolhidos e entrevistados.
As razões para a compra do modelo mais citadas são design externo, economia de combustível, design interno e custo-benefício. Entre os principais motivos de satisfação, agora já como usuários, confirmando as expectativas anteriores a compra e acrescentando alguns atributos, os entrevistados apontaram a dirigibilidade, o conforto, o design, a economia e a relação custo-benefício.
Um carro realmente novo
Desenvolvido sob o conceito “o máximo para o homem, o mínimo para a máquina”, o Honda Fit trouxe para o mercado brasileiro um conjunto inédito e inovador. Além do design moderno e aerodinâmico, uma das soluções que diferenciam o seu projeto é o tanque de combustível posicionado sob os bancos dianteiros, que permite que o interior seja mais espaçoso.
Outra exclusividade é o sistema de configuração dos bancos ULT (sigla que reúne as palavras “utilitário”, “longo” e “alto”, em inglês), que permite mais de dez configurações, tem operação simples, sem esforço e sem a necessidade de remoção dos encostos de cabeça, permitindo uma flexibilidade maior e uma melhor adequação às necessidades do usuário.
Especialmente idealizado para o Honda Fit, o revolucionário motor SOHC i-DSI (Intelligent Dual Sequential Ignition - Ignição dupla sequencial inteligente) teve como foco principal de seu desenvolvimento o baixo consumo de combustível, além do tamanho reduzido, leveza, torque máximo em baixas rotações e baixo nível de emissão de poluentes.
O motor 1.4 litro 8V tem potência de 80 cv (cavalos) a 5.700 rpm e torque máximo de 11,8 kgfm a 2.800 rpm, favorecendo o uso urbano, em que o veículo é mais exigido em faixas de rotação baixas.
O Honda Fit inovou ainda por trazer uma tecnologia antes disponível somente em carros de alto luxo: a transmissão automática CVT (Continuously Variable Transmission), com relações de marchas continuamente variáveis. Além de ser o primeiro e único automóvel nacional a contar com esse diferencial, é o mais acessível nessa configuração.
O sistema, concebido para possibilitar ao motor trabalhar sempre na faixa mais eficaz de rotação, utiliza sofisticados dispositivos eletrônicos e de mapeamento para selecionar a marcha adequada, de acordo com circunstâncias como aceleração, velocidade e retomada. O ajuste constante da relação de marchas proporciona uma condução mais suave, progressiva e intuitiva, além de influir positivamente no consumo de combustível .
O Honda Fit está disponível em duas versões, LX e LXL, ambas com opção de transmissão automática CVT ou manual. A diferença entre as duas versões é a inclusão de rodas de liga leve, sistema de freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição da carga de frenagem), CD player e airbag duplo na LXL (airbag para motorista na LX). Os preços públicos sugeridos, com frete e pintura metálica ou perolizada incluídos são os seguintes (veja a tabela abaixo):
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