Há espaço para todos os gostos. O turista que traz a família pode optar por passeios às famosas praias da orla urbana e de municípios próximos. No litoral Sul, a praia de Ponta Negra reserva uma agradável vista do Morro do Careca, uma imponente duna de areia em meio à densa vegetação, que já se tornou cartão postal da cidade. Partindo para o litoral Norte, a praia de Genipabu, umas das mais famosas do estado, oferece dunas deslum-brantes, trilhas em buggys e exóticos dromedários, um roteiro inesquecível.
Mas além das belas praias, alguns pontos turísticos chamam a atenção na capital potiguar. A Fortaleza dos Reis Magos, localizada no encontro da praia do forte com o Rio Potengi, guarda um pouco da história da fundação da cidade. Trata-se de uma construção feita poucos anos após o descobrimento do país com o objetivo de proteger a entrada do “Rio Grande” de invasores estrangeiros.
O Bairro da Ribeira resgata um pouco do passado da cidade, que tem mais de 400 anos de fundação. A região abriga prédios antigos, de arquiteturas distintas, e que hoje servem de palco para alguns dos importantes espaços de lazer da cidade. Como a Rua Chile, com seus barzinhos estilizados, e palcos para shows musicais.
As opções são muitas, e de fácil acesso. A cidade não tem as dimensões das grandes metrópoles brasileiras e conserva algumas vantagens das pequenas cidades. As capitais mais próximas, de onde vêm grande parte dos visitantes, também não são distantes. Fortaleza, João Pessoa e Recife ficam a no máximo 7 horas de viagem de carro, por estradas bem conservadas.
Para quem vem em busca do calor, uma boa notícia: reza a tradição de que Natal tem sol o ano todo. É quase isso. O astro mais famoso do verão reina no céu natalense boa parte do ano, permitindo que o turista aproveite as atrações à qualquer época, inclusive na baixa estação.
Arte e cultura
Natal possui diversos lugares onde o turista pode entrar em contato com o mundo da arte e conhecer mais sobre a história da cidade. São espaços culturais, museus, memorial e outros pontos fantásticos que mostram a riqueza de Natal. Confira: Capitania das Artes, Centro de Turismo de Natal, Espaço Cultural Potengi, Fortaleza dos Reis Magos, Instituto Histórico e Geográfico, Memorial Câmara Cascudo, Museu Câmara Cascudo, Museu de Arte Sacra, Pórtico dos 400 anos, Solar Bela Vista, Teatro Alberto Maranhão
Festas Tradicionais
Festa de Santos Reis -A Festa de Santos Reis acontece na primeira semana de cada ano, do dia 1 ao dia 6 de janeiro, no bairro de Santos Reis. É uma festa religiosa e, ao mesmo tempo, profana, coordenada pela Igreja e pelo Conselho Comunitário, e conta com o apoio da Prefeitura de Natal. Sua programação consta de missas, novenas, procissão, apresentação de grupos folclóricos, shows com bandas locais, além de barracas com bebidas e comidas típicas.
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes - Comemorada na última semana de janeiro, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é uma das tradições mantidas na praia da Redinha. Organizada pela Igreja, conta com a participação da comunidade dos pescadores e veranistas. Missas, novenas, procissões (a pé e de barco), concurso de embarcação e fotografia, apresentação de grupos folclóricos e shows compõem essa Festa que une o profano à religiosidade.
Carnaval - O Carnaval é uma das poucas festas que é comemorada em todo o mundo, embora aconteça em datas diferentes. No Brasil, é festejada em fevereiro ou março. Uma peculiaridade do Carnaval é que, além dos cinco dias tradicionais (de sábado à quarta-feira), há muitas festas prévias e pós-carnavalescas. Em Natal, a programação do Carnaval inclui as prévias: Baile das Kengas, Escolha de Rainha e Rei Momo e Ensaio Geral; e as festas que acontecem durante os cinco dias: Baile de Máscaras, Noite de Ouro, Desfile das Escolas de Samba, Tribos de Índios, Blocos, Bandas e Trios Elétricos. Todo o evento é coordenado pela SECTUR - Secretaria de Turismo do município.
Ciclo Junino - Festival de Quadrilhas de Natal - No período junino, vários festejos são realizados pelos bairros de Natal. Essas festas eram organizadas de forma isolada. Agora, com o apoio da Sectur e da Assessoria de Ações Comunitárias, elas foram inseridas em um Ciclo Junino que apresenta cerca de 400 arraiais e 100 quadrilhas tradicionais e estilizadas. Um Festival de Quadrilhas premia as melhores apresentações com troféus e dinheiro no final das comemorações.
Festival de Quadrilhas Matitas - Ainda na época das Festas de São João e São Pedro, acontece o Festival de Quadrilhas Matutas. O evento é realizado na segunda quinzena do mês de junho, no Shopping Via Direta, com apresentação de quadrilhas de todo o Estado. A Quadrilha escolhida como a melhor, entre todas, é premiada com a participação no Concurso Regional.
Carnatal - Um dos mais recentes eventos natalenses, mas que já se configura como tradição local e atrai milhares de pessoas, todos os anos, de todas as partes do Brasil e do mundo.
Considerada como uma festa de carnaval fora de época, o Carnatal acontece sempre no mês de dezembro, no Largo do Machadão, e reúne várias bandas de Axé Music, frevo, pagode e de outros estilos, além de artistas locais, que se apresentam em trios elétricos e arrastam milhares de foliões reunidos em vários blocos.
Praias
Praia do Meio - É uma praia de águas calmas, contidas por arrecifes. Muito procurada pelos natalenses por estar situada na orla urbana, próximo à ladeira do sol. Fica situada próximo ao Forte dos Reis Magos e é ideal para quem deseja praticar esportes ou corrida à beira mar.
Praia de Ponta Negra - É a praia urbana mais visitada de Natal. O Morro do Careca é maior atração e um dos cartões postais da cidade.
Trata-se de uma imensa duna de areia, em meio à densa vegetação. Praia de mar calmo, tem espaço para a prática de esportes, desde o surfe ao frescobol. Na orla, espalham-se bares e restaurantes para todos os gostos. Em tempo de lua cheia não há quem resista.
Outros passeios
Centro de Lançamento da Barreira do Inferno - A Barreira do inferno, como é conhecida popularmente, é a base de lançamento de foguetes para fins de estudos das condições meteorológicas da Região. A origem do nome vem da localização da base, próximo ao mar. Segundo relatos, as barreiras na orla iluminadas pelo sol tarde tinham uma cor exótica, de onde veio o apelido Barreira do Inferno.
Como chegar:
Natal (RN) fica localizada estrate-gicamente para quem pretende desfrutar de um roteiro turístico pelo nordeste. Fica situada a apenas 545 km de Fortaleza (CE) (através da BR 304), 191 km de João Pessoa (PB) (através da BR 101) e 345 km de Recife (PE), o que permite fazer qualquer um dos trajetos de carro em menos de sete horas de viagem. Vindo de qualquer uma dessas capitais, deve-se sempre se dirigir à BR 101 na direção Norte, no trevo da cidade de Parnamirim (RN). A pista termina dentro da capital potiguar.
Aeroporto
Aerporto Internacional Augusto Severo
Endereço: Augusto Severo, S/N - Emaus - Parnamirim (RN) (acesso pela BR 101)
Telefone: (84) 623-0404
Terminal Rodoviário de Natal
Endereço: Av. Cap. Mor Gouveia, 1476 - Nazaré - Natal (RN)
Telefone: (84) 205-4377
|