Onde Raul Gil pisa, vira um palco. E não poderia ter sido diferente na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. O apresentador da Record recebeu na noite da última quinta-feira, das mãos do vereador Minami, o título de cidadão são-bernardense, honraria máxima dedicada pelo plenário.
Na solenidade, poucos discursos, e muitas apresentações, descontração e brincadeiras. “Aqui é legal porque vocês deixam o convidado falar. Já fui homenageado em Brasília pelos deputados federais, mas lá, a gente só ouve”, revelou Raul, já arrancando risos de todos. E continuou: “Sabe que São Bernardo é uma cidade muito especial para mim. Foi aqui que comprei os móveis para a minha casa quando me casei. Em 15 vezes”.
E o clima descontraído continuou: “É verdade. O problema é que fiquei desempregado, e precisando pagar os móveis. Aí meu cunhado me arrumou um emprego. Adivinha aonde? Na termomecânica, aqui em São Bernardo. Todo dia eu me apresentava nas casas noturnas até a uma da manhã e acordava às seis para trabalhar”, lembra o apresentador, que em São Bernardo, também trabalhou em uma companhia de ônibus. “Não sabia nada de mecânica, nem era motorista, então fui lavar banheiro de mecânico”.
As histórias narradas por Raul demonstram um pouco do seu passado, árduo, mas sempre digno. “Passei por tudo isso com o maior orgulho. Inclusive na televisão. Teve uma época que não conseguia nada, até eu arrebentar com os meus calouros”, revela Raul, que levou alguns dos seus ‘pupilos’ e deu um show a parte.
Liriel, Russo, Alexandre Arez, Érica. Antes de se apresentarem, elogios e demonstrações de reconhecimento ao apresentador pelas portas que se abriram, graças a ele. “Desde que pisei no palco do Raul, aprendi muito. E me diverti muito também. Essa pessoa alegre que você estão vendo aqui hoje, é desse mesmo jeito sempre, em todos os lugares. Só tenho o que agradecer pela bênção que é tê-lo do meu lado”, disse a cantora Érica.
Sessão Solene
Além dos convidados do Raul, o vereador Minami preparou uma homenagem especial, com a presença de artistas da região. Os pequenos Lucas, Anderson e Jéssica, que apesar da pouca idade mostraram intimidade com a música, o cantor Éderson Ricardo, que após a apresentação, confidenciou: “Já tentei ir no programa dele tantas vezes, mas é tão difícil... Nem acredito que consegui cantar para o Raul”; a dupla Rodrigo Freitas e Gabriel, o coral Quatro Cantos, a cantora lírica Maria Auxiliadora Guimarães e a apresentação de tango por Nair Santos e Lourentim. Durante a sessão, o inusitado. O professor Ricardo Branco, do colégio Petrópolis Pueri Domus, convidou Raul Gil para o quadro: “Para quem você tira o chapéu?”.
Após a entrega da honraria, Raul Gil agradeceu pela linda homenagem e revelou: “Receber esse título de cidadão de São Bernardo está sendo uma honra muito grande. Obrigado Senhor por mais esta noite de tanta alegria e felicidade” e, em companhia da cantora Liriel, entoou Lonas Azuis.
A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Minami, autor da homenagem, e acompanhada pela diretora do Departamento do Meio Ambiente, Sônia Maria Oliveira, pela primeira-dama Marilda Dib, Por Lia Ranzini, presidente da Associação de Voluntárias para Combate ao Câncer, e Lydia Escobar, deputada do Parlamento Jovem 2002.
|