O ministro da Fazenda, Antonio Palocci (foto), disse nesta quinta-feira em Xangai, na China, que o Brasil está vivendo uma nova fase de crescimento. "O primeiro ano de uma nova etapa de crescimento está acontecendo neste momento. Estamos vivendo agora o quarto trimestre de retomada de crescimento, embora isto nem sempre seja tão visível", afirmou o ministro, que acompanha a delegação presidencial na visita oficial à China.
O ministro fez suas afirmações antes da divulgação, também nesta quinta, do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) no primeiro trimestre. Palocci já havia afirmado que o Brasil poderia superar os índices previstos de crescimento. "Mas o mais importante não é isso, se vai crescer 3,5 ou 4%. É o que fazemos para garantir que no próximo ano e nos próximos anos, podemos continuar a crescer com taxas cada vez maiores".
O ministro da Fazenda também defendeu que a política econômica brasileira vem seguindo o caminho certo. Segundo Palocci, os sinais de crescimento econômico são indicativos "daquilo que a gente vem falando, que o Brasil no ano passado dedicou a sua estrutura macro-econômica para ordenar seus indicadores e equilibrar sua economia". O presidente Lula termina sua visita à China considerando a empreitada de sucesso absoluto e sai com promessas de investimentos no País de até US$ 5 bilhões até o final do seu mandato.
|