O Santos foi eliminado da Copa Libertadores ao perder para o Once Caldas por 1 a 0, na noite desta quinta-feira, em Manizales, na Colômbia. A equipe brasileira precisava de uma vitória simples já que havia empatado por 1 a 1 na Vila Belmiro.
Na semifinal, o Once Caldas enfrentará o São Paulo, dias 9 e 16 de junho. A outra semifinal será argentina, entre Boca Juniors e River Plate.
O primeiro tempo foi fraco. O Santos, comprovando que a fase não é das melhores, teve dificuldades para armação das jogadas e criou apenas uma chance desperdiçada por Diego. Já o Once Caldas, nervoso, o errou muitos passes e facilitou a missão santista de impedir uma pressão muito forte sobre sua defesa.
Individualmente, Diego procurou bastante o jogo, Renato foi o responsável por acalmar o meio-campo, enquanto que os laterais Marco Aurélio e Paulo César estiveram regulares no apoio. Elano esteve mal, assim com Deivid. Robinho foi muito marcado e a dupla de zaga fez o que se dela espera: não falhou.
A melhor chance santista aconteceu aos 7min. Paulo César tabelou com Renato e foi à linha de fundo pela esquerda. Depois do cruzamento, Diego tocou e a bola resvalou no travessão.
Deivid teve outra chance aos 25min, mas destruiu o bom lançamento de Diego pela direita. O atacante contou com a falha de Rojas, entrou na área e chutou forte, mas à direita do gol.
Aos 30min, Velasquez pegou o rebote da defesa santista e chutou forte sobre o gol, despertando a torcida do Once Caldas. Aos 38min, contando com a falha de Júlio Sérgio, os colombianos tiveram a melhor chance. Moreno cobrou escanteio pela esquerda, Júlio Sérgio saiu do gol e não fez o corte e Vanegas quase marcou. A bola tocou no gramado e passou sobre o travessão.
O Santos respondeu rapidamente. Dois minutos depois, Diego fez belo lançamento para Paulo César, que entrou na área e tocou sobre Henao, que deixava o gol para tentar a defesa.
A última chance do primeiro tempo foi do time colombiano. Aos 44min, Alcazar se livrou de Renato na entrada da área e chutou forte sobre o travessão, levando perigo para Júlio Sérgio.
No segundo tempo o Santos voltou mais confiante. Começou a tentar jogadas individuais, tocar bola com mais velocidade e criou boa chance aos três minutos. Robinho foi lançado por Diego, entrou na área, driblou Rojas e chutou no canto direito para boa defesa de Henao.
Aos 6min, Robinho acertou a trave colombiana. Aproveitando-se de um rápido contra-ataque, Elano cruzou para Robinho, que quase sem ângulo, pegou de primeira e a bola tocou na trave direita.
Em seguida, o Santos passou por momentos difíceis. Valasquez chutou forte da entrada área e Júlio fez grande defesa. Na continuidade do lance, Soto cruzou e Pereira tirou na pequena área, quase dentro do gol.
Diego, em jogada individual, quase marcou o gol aos 17min. O meia partiu da intermediária, driblou três jogadores, entrou na área e chutou forte, mas Henao espalmou para escanteio.
O Once Caldas marcou o gol da vitória aos 25min. Valentierra, que tinha marcado o gol colombiano na Vila Belmiro, cobrou falta da intermediária e acertou o ângulo direito de Júlio Sérgio.
Desesperado, Vanderlei Luxemburgo fez três alterações no Santos ao mesmo tempo, colocando em campo Lopes, Claiton e Leandro Machado no lugar de Deivid, que nada fez enquanto esteve em campo.
As alterações surtiram efeito. O Santos passou a pressionar o time colombiano, mas não conseguiu o gol que levaria o jogo para os pênaltis.
|