3)- SE ANTES DE PERTENCER FORMLAMENTE A UMA CLASSE PROFISSIONAL A PESSOA NECESSITE TRABALHAR NUMA OUTRA ATIVIDADE, COMO FICA A QUESTÃO DA ÉTICA ?
Antes de concluir seus estudos, é possível que você tenha, paralelamente, que exercer alguma atividade profissional diferente daquela que decidiu desempenhar, e aqui temos que colocar uma observação que no caso da sociedade brasileira isto é muito comum. Este fato não exime da responsabilidade exigida por esta atividade paralela, pelo contrário, se você opta livremente por qualquer emprego pela necessidade de trabalhar de forma remunerada, onde não lhe satisfaz profissionalmente e não pretender se que seguir carreira, isto não o isenta de pertencer mesmo que temporariamente a uma categoria profissional onde há obrigações a serem cumpridas. Por exemplo: um bancário que pretende formar-se em medicina; um assistente administrativo que deseja estar no comando de uma aeronave; um militar que aspira exercer a advocacia, etc.....
4)- A ÉTICA PROFISSIONAL, CERTAMENTE, NÃO ESTÁ RESTRITA AO CUMPRIMENTO DAS NORMAS QUE REGEM UM CÓDIGO DE ÉTICA, É MUITO MAIS AMPLA, O QUE PODE SER ACRESCENTADO A NORMA ESTABELECIDA E FISCALIZADA ?
Vamos analisar a situação da pessoa que desempenha uma atividade remunerada, que não é aquela que escolheu para a sua vida profissional. Você que está nesta situação deve indagar a si mesmo: Estou agindo com responsabilidade? O que esperam de mim nesta tarefa? O que devo fazer? Mesmo quando há ninguém mantendo qualquer supervisão sobre o meu trabalho. Estou sendo bom profissional ? Estou agindo de forma adequada ? Estou sendo correto ? Estou sendo cordial ? Estou sendo humilde ? O que estou realizando em benefício do grupo de trabalho? A minha colaboração é positiva ? Eles reconhecem os meus esforço e dedicação ? É importante que você tenha a consciência de que há uma série de atitudes que não estão gravadas em nenhum código de ética profissional, mas que são comuns a todas as atividades que você venha exercer.
Veja: atitudes de compreensão, generosidade, cooperação no trabalho em equipe, ainda que sua função é exercida numa sala isolada, tenha certeza que ela faz parte de um conjunto de atividades que dependem do seu bom desempenho de forma ampla.
Você não deve ficar restrito somente às atividades que lhe foram determinadas, mas deve ter uma atitude profissional de forma que contribua para o sucesso do trabalho da equipe que faz parte, mesmo que o seu trabalho seja temporário.
Se a sua função é de assistente administrativo, você não quando percorrendo o prédio da fábrica, você verificar que há um local escorregadio em decorrência de um vazamento de óleo, você não deve omitir-se, porque esta sua inércia poderá causar sérios acidentes.
Se você é recepcionista. Porque responder somente o que lhe é perguntado e forma fria e indiferente. A sua obrigação profissional está simplesmente sendo cumprida. Porém, se você demonstrar alegria, cordialidade e receber as pessoas de forma gentil e agradável, as pessoas que você atende também agirão da mesma forma e sua atividade, além de trabalho será algo prazeroso para você e seu dia-a-dia será cada vez melhor.
Ao desempenhar qualquer atividade, mesmo que não seja o seu ideal profissional, mas que você realize sua tarefa sem perder de vista a dimensão que sempre pode ser melhor no que faz, experimentando novas soluções, aprendendo com outros mais experientes, criando alternativas para execução das suas tarefas, que podem ser até o diferencial para sua realização como profissional e pessoal. Isto tudo pode acontecer e você será cada dia mais feliz, não só profissionalmente, mas de forma ampla.
Isto que acabamos de abordar faz parte da empregabilidade, ou seja, a capacidade que você tem de ser um profissional que qualquer empregador (patrão) desejaria ter entre seus colaboradores. Isto é ser um profissional ético.
|