O alemão Michael Schumacher, da Ferrari, bateu mais um recorde na Fórmula 1 neste domingo. Ele é o primeiro piloto a vencer sete vezes no mesmo país. Com o triunfo no Grande Prêmio do Canadá, disparou ainda mais na liderança do campeonato, com 70 pontos. A estratégia de parar apenas duas vezes enquanto a maioria dos pilotos fez três pit stops foi decisiva para a sétima vitória do hexacampeão no ano.
Em segundo está Rubens Barrichello, com 54. O brasileiro terminou a prova no terceiro lugar do pódio em Montreal, mas herdou a segunda posição graças à desclassificação de Williams e Toyota.
O segundo colocado na prova foi Ralf Schumacher, da Williams, que largou na pole, mas perdeu os pontos que havia ganhado. O brasileiro Cristiano da Matta, que havia conseguido um ponto com a oitava colocação, também foi punido.
O terceiro colocado no Mundial ainda é Jenson Button, que subiu para 44 pontos com a desclassificação das duas equipes. Felipe Massa, da Sauber, não completou a prova, pois bateu forte perto do final.
A corrida
Houve um acidente na largada, provocado por David Coulthard, que rodou na primeira curva. A dupla da Jaguar e Takuma Sato, da BAR, foram prejudicados. Mas quem se deu mal mesmo foi Jarno Trulli, da Renault, que largara em terceiro e abandonou.
Na sétima volta, Rubens Barrichello, que saíra em sétimo, ultrapassou Kimi Raikkonen, que já havia perdido uma posição para Michael Schumacher na largada. Na frente, Ralf e Jenson Button ditavam o ritmo da prova.
Após a primeira leva de pit stops, Michael Schumacher usou boa estratégia, foi bastante rápido e conseguiu pular da sexta para a terceira posição. O último dos pilotos da zona de classificação a parar, o atual campeão abriu boa vantagem quando ficou na ponta. Barrichello estava em quinto. Ralf e Jenson Button estavam na frente.
A dupla da Ferrari demorou para fazer a segunda parada e retornou à ponta por volta da metade da prova, após os principais rivais irem para os boxes. Barrichello, em segundo, encostou em Schumacher, mas a ultrapassagem ficou apenas na ameaça. O brasileiro fez o segundo pit stop antes do companheiro e retornou em quinto lugar, a 25 voltas do final. Neste momento, o líder era o hexacampeão, com Ralf, Button e Montoya atrás. Michael parou logo depois, mas voltou em segundo, atrás do irmão.
Com o terceiro pit stop do alemão da Williams, o hexacampeão reassumiu a ponta. Barrichello, beneficiado por paradas de adversários, pulou para terceiro.
O final da corrida foi monótono, com Michael aumentando cada vez mais a diferença em relação a seu irmão. O brasileiro da Ferrari se garantiu na terceira posição, na frente de Button, que ainda foi apertado por Montoya. O sexto colocado foi Giancarlo Fisichella, que ficou à frente de Kimi Raikkonen. O oitavo colocado foi o brasileiro Cristiano da Matta, da Toyota, que marcou um ponto, e agora tem quatro no campeonato. Felipe Massa, da Sauber, bateu forte perto do final e abandonou a prova.
|