Prefeitura de São Bernardo lança revista de incentivo à economia popular

 

ABCD - 20/06/2004 - 02:56:35

 

Prefeitura de São Bernardo lança revista de incentivo à economia popular

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Rodoviária Interestadual e a Secretaria de Finanças abrirão espaços para projetos de geração de renda, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania

Rodoviária Interestadual e a Secretaria de Finanças abrirão espaços para projetos de geração de renda, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura de São Bernardo, Laerte Soares, lançou, dia 16 de junho a revista “Economia Popular – Tirando Leite de Pedra”. Ela trata da economia do município do ponto de vista da população excluída do mercado formal de trabalho, apresenta as propostas e a atuação dos organismos internacionais sobre o tema. A revista mostra a atuação da secretaria, na questão da inclusão social e da economia popular, como os programas voltados à família, os cursos de profissionalização, as ações especiais voltadas aos adolescentes e jovens, as diversas iniciativas de empreendedorismo popular e o esforço pelo desenvolvimento local. Na solenidade de lançamento da revista foi realizado o debate “Como gerar opções de atividades econômicas para a população excluída do mercado formal de trabalho”, coordenado pelo ex-prefeito Maurício Soares, que representou o prefeito William Dib no evento. A empresária Maria Beatriz Setti Braga, que participou do debate sobre economia popular e colocou à disposição um espaço na Rodoviária Interestadual para instalação de uma barraca com artesanato produzido por ex-alunos das Escolas Municipais de Iniciação Profissional da Sedesc. Ao ser informado da atitude da empresa, Dr. Dib agradeceu a colaboração. “Agradeço a Bia por mais essa colaboração com a área social de nossa cidade”, salientou. Durante o encontro, a secretária Laerte Soares agradeceu a colaboração da empresária e do secretário de Finanças, Marcos Cintra, que também autorizou a utilização de um espaço na secretaria para montagem de barracas com artesanato e comidas típicas. “Com essas barracas, já instaladas no Paço Municipal, na Sedesc, em outros espaços da Prefeitura e em escolas da cidade, está sendo viabilizado o projeto de geração de renda para ex-alunos dos cursos de qualificação profissional da Sedesc”, comentou Laerte Soares. Promovendo a inclusão social há oito anos - A secretária Laerte Soares lembrou que em 1997, quando assumiu a administração municipal o então prefeito Maurício Soares, seu secretário de Saúde e Promoção Social era o Dr. Dib. Com a criação da Sedesc, que começou a funcionar em janeiro de 1999, os serviços prestados pela diretoria da Promoção Social passaram a ser realizados pela nova secretaria. Mas em 1997, um dos primeiros atos do então prefeito Maurício Soares e do então secretário de Saúde e Promoção Social, William Dib foi assinar um convênio com o governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Emprego e das Relações do Trabalho (SERT), cedendo instalações para a implementação do primeiro Centro Regional de Atendimento ao Trabalhador no Estado, na Avenida Faria Lima. Em 2001, o espaço foi ampliado ainda mais com a criação do Poupatempo. Vários programas novos do Estado foram em seguida implementados no município, como o Banco do Povo, o Jovem Cidadão: Meu Primeiro Trabalho, as Frentes de Trabalho do Estado e do município, o Programa de Auto-Emprego (PAE) e a Comissão de Emprego. Outros atendimentos foram ampliados, como o de intermediação de mão-de-obra. Estas ações tiveram contrapartida da parte da Administração Municipal mediante a criação de novas secretarias, como a de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet) e, a partir de 1999, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc). O Centro Regional da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT) do governo do Estado e a Prefeitura passaram a atuar em conjunto, quer em casos de empresas que planejaram transferir suas unidades industriais para outros locais, como a Multibrás, que foi necessário recolocar os trabalhadores no mercado de trabalho, quer em apoio a empresas que se instalaram no município, como o Carrefour, o Supermercado Sé e o Habib’s. A contratação do pessoal, nestes três casos, foi feita em conjunto com a Prefeitura, com forte contribuição dos cursos de qualificação profissional da Sedesc. “A qualificação profissional era um pedido das empresas. No caso do Supermercado Sé, por exemplo, aproximadamente 80% dos contratados haviam passado pelos cursos da Sedesc”, lembrou a diretora do Centro Regional da SERT, Francisca Mendes.

Rodoviária Interestadual e a Secretaria de Finanças abrirão espaços para projetos de geração de renda, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania

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