O alemão Michael Schumacher, da Ferrari, venceu neste domingo o Grande Prêmio dos Estados Unidos, nona etapa da temporada 2004 de Fórmula 1, disputada em Indianápolis. O brasileiro Rubens Barrichello, também da Ferrari, e o japonês Takuma Sato, da Toyota, completaram o pódio, respectivamente.
Schumacher deu uma verdadeira aula ao companheiro de equipe. Depois de largar na pole position, Barrichello levou a ultrapassagem do alemão na pista ainda no início da prova. Depois, já perto do final, o hexacampeão ainda segurou o ataque do brasileiro para conseguir a oitava vitória no ano.
O alemão lidera o Mundial de Pilotos com 80 pontos, seguido por Barrichello, que tem 62. Apesar de não ter completado a prova por problemas com sua BAR, o inglês Jenson Button é o terceiro colocado com 44.
O terceiro lugar de Sato é o melhor resultado de um japonês na categoria. Ele já passa a ser o melhor piloto nipônico da história da categoria, com 19 pontos acumulados. O antigo recorde era de Satoru Nakajima, que marcou 16 pontos em sua carreira.
Completaram a corrida ainda: Jarno Trulli (4º), Olivier Panis (5º), Kimi Raikkonen (6º), David Coulthard (7º) e Zsolt Baumgartner (8º), que marcou o primeiro ponto da Minardi no campeonato.
A prova foi marcada ainda pelos acidentes. Logo na primeira curva, quatro carros, entre eles a Sauber do brasileiro Felipe Massa, bateram e provocaram a entrada do safety car na pista. Cristiano da Matta, da Toyota, também foi tocado e deixou a disputa depois de tentar reparar seu carro por duas vezes nos boxes.
Após o reinício da prova, o espanhol Fernando Alonso, da Renault, bateu forte no muro por causa do estouro do pneu traseiro direito. O safety car ficou preparado para voltar à pista, mas teve mesmo trabalho após o grave acidente de Ralf Schumacher, da Williams.
O alemão, irmão do hexacampeão mundial, perdeu o controle de seu carro, rodou e bateu no muro. Ele não conseguiu deixar sozinho o carro e teve que receber o atendimento médico. Consciente, Ralf foi levado para o hospital apenas para fazer exames.
Juan Pablo Montoya, da Williams, também não teve um bom dia. O colombiano protagonizou uma cena diferente ao deixar seu carro no grid e correr para os boxes segundos antes da volta de apresentação. Ele largou dos boxes com a máquina reserva, mas foi desclassificado pela manobra perto do final da prova, quando ocupava a terceira colocação.
Confira abaixo o resultado final da corrida:
1º Michael Schumacher (ALE) Ferrari/B - 73 voltas, em 1h40min29s914
2º Rubens Barrichello (BRA) Ferrari/B - a 2s9
3º Takuma Sato (JAP) BAR-Honda/M - a 22s0
4º Jarno Trulli (ITA) Renault/M - a 34s5
5º Olivier Panis (FRA) Toyota/M - a 37s5
6º Kimi Raikkonen (FIN) McLaren-Mercedes/M - a uma volta
7º David Coulthard (ESC) McLaren-Mercedes/M - a uma volta
8º Zsolt Baumgartner (HUN) Minardi-Cosworth/B - a uma volta
Os demais abandonaram
B = Bridgestone / M = Michelin
Melhor volta: Barrichello - 1min10s399, na 7ª
Próxima etapa: GP da França, em Magny-Cours - 04 de julho
|