Os representantes da Fundação Abrinq, Itamar Gonçalves, gerente de Mobilização de Políticas Públicas e Raul Carvalho, coordenador do Programa Prefeito Amigo da Criança, entregaram nesta quarta-feira (23/06) ao prefeito de São Bernardo, Dr. William Dib, os três selos “Prefeito Amigo da Criança”, que reconhecem o investimento da Prefeitura em programas voltados para crianças e adolescentes durante a atual gestão.
Em solenidade realizada no salão nobre do Paço Municipal, os representantes da Fundação Abrinq entregaram os dois primeiros selos, que significam etapas cumpridas e o terceiro, que é o selo definitivo por toda gestão. No próximo dia 30, em Brasília, os 126 prefeitos que melhor cumpriram suas obrigações nas áreas de educação, saúde e desenvolvimento social receberão os selos definitivos e São Bernardo participará apenas da solenidade, já que é o único município que recebeu antecipadamente o selo definitivo.
De acordo com Gonçalves, a vinda a São Bernardo paga uma dívida da fundação com o município. “A Prefeitura de São Bernardo passou por uma verdadeira auditoria que apontou que os investimentos feitos em saúde, educação e desenvolvimento social na cidade são significativos. Isso fez com que nós resolvêssemos vir aqui e entregar os três selos.”
O prefeito Dr. Dib disse que todo o esforço da Administração é voltado para garantir um futuro melhor às crianças e aos adolescentes. “Este reconhecimento é dedicado às crianças aqui presentes, que serão os futuros prefeitos, secretários, vereadores da nossa cidade e do nosso país, pois todos sabem do nosso compromisso em construir uma cidade melhor e mais justa. Só sentimos a ausência do ex-prefeito Maurício Soares, mas ele irá a Brasília conosco.”
Somente os municípios que cumprem todos os requisitos recebem o certificado definitivo. De um total de 1.542 municípios inscritos, 126 prefeitos serão reconhecidos como “Amigos da Criança”. “Hoje é um dia especial para nós e por isso fazemos questão de compartilhar essa homenagem com todas as pessoas que nos ajudaram a cumprir esse compromisso. Desde 1997 o município tem tido investimentos em programas que só foram aperfeiçoados ao longo destes anos”, disse a assessora especial da Prefeitura, Marlene Zola.
Entre as ações destacadas em São Bernardo estão o trabalho executado na Fundação Criança (com redução de adolescentes infratores, diminuição de reincidência, atendimento de medidas em meio aberto); a erradicação do trabalho infantil; maior oportunidade de inserção do jovem no mercado de trabalho, redução de mortalidade infantil, entre outros.
Para a certificação deste ano foram levados em consideração os investimentos previstos no orçamento em Educação (27,5%), Saúde (24,45%) e Assistência Social (4,9%), que em São Bernardo estão acima do exigido por lei.
Além destes números, ao longo de 2004, a cidade terá a ampliação de 1.100 vagas para crianças de 0 a 4 anos em parceria com entidades assistenciais e 200 vagas diretas, além da criação de 2.880 vagas diretas para crianças de 4 a 6 anos com a construção de mais uma sala de aula em cada creche municipal da cidade.
|