O prefeito de São Bernardo, William Dib, determinou a elaboração de estudos que tenham por objetivo a promoção de concurso, em nível nacional, que incentive a apresentação de idéias, projetos e sugestões para melhorar a acessibilidade das pessoas com deficiência ou idosos com mobilidade reduzida em edificações públicas, sistema viário e áreas de lazer da cidade.
“Queremos que São Bernardo se torne um exemplo de ocupação democrática de seus espaços construídos com acessibilidade de alto nível”, declarou Dr. Dib, dia 23 de junho, ao assinar o documento determinando às secretarias de Obras e Assuntos Jurídicos a viabilização do concurso nacional de Incentivo à acessibilidade.
O anúncio foi feito pelo Dr. Dib na solenidade de abertura do Seminário sobre Acessibilidade e Inclusão: Acessibilidade - uma conquista”, realizado no auditório da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Antes do início dos trabalhos, o público assistiu uma apresentação do grupo de dança |ntegrarte, da Secretaria de Educação e cultura, formado por deficientes auditivos, e um vídeo institucional da Prefeitura sobre o trabalho realizado em favor das pessoas com deficiência, destacando o Centro Municipal de Equoterapia e o Aquacentro Solidário.
Durante o encontro, a presidente do Instituto Nacional de Cidadania para Pessoa Portadora de Deficiência, Neuza Cabrini, entregou ao Dr. Dib a cartilha “Acessibilidade uma Conquista”, editada com apoio de empresas da cidade. “A cartilha, que mostra os trabalhos desenvolvidos na cidade para as pessoas com deficiência, tem como objetivo esclarecer, sensibilizar e mobilizar as pessoas em torno de uma participação positiva nas iniciativas que resultem na inclusão social”, comentou.
Participaram da abertura do seminário a primeira-dama Marilda Dib, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Laerte Soares; o secretário de Obras, Sílvio Izumi Minematsu; o assessor técnico da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência, Hélcio Eustáquio Rissi, e o representante da Promotoria da Pessoa com Deficiência e do Idoso, José Vicensato.
Atendimentos da Prefeitura - No Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, que funciona na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), na Avenida Redenção, 271, Centro (ao lado do Poupatempo), a família é orientada sobre os serviços disponíveis na cidade para a pessoa com deficiência. A central encaminha as pessoas para os seguintes atendimentos: tratamento especializado em clínicas multidiciplinares conveniadas com a administração municipal; fisioterapia com cavalos, no Centro Municipal de Equoterapia; atividade física adaptada em piscina no Aquacentro Municipal Solidário; tratamento dentário em unidades municipais da Secretaria de Saúde; transporte porta a porta para tratamento clínico e encaminhamento para cursos profissionalizantes na secretaria.
Além dos serviços oferecidos pela Sedesc e pela Secretaria de Educação e Cultura, a Prefeitura de São Bernardo conta com a Comissão Intersecretarial de Acessibilidade, composta de dez pessoas, representantes de cinco secretarias: Obras, Desenvolvimento Social e Cidadania, Serviços Urbanos, Administração e Educação e Cultura. A primeira comissão foi empossada pelo ex-prefeito Maurício Soares em 26 de março de 2002. Ela foi responsável pelo projeto da piscina do Aquacentro Solidário, cuja obra foi inaugurada pelo prefeito William Dib em 7 de maio último.
A comissão, presidida pelo secretário de Obras, Sílvio Izumi Minematusu, tem a incumbência de desenvolver ações para a adequação da arquitetura na cidade.
Ela é a responsável pelos projetos de instalação de rampas nas calçadas para as pessoas que utilizam cadeira de rodas.
A Prefeitura também está instalando na área central da cidade semáforos com temporizadores.
O pedestre, agora sabe, através do painel do semáforo, quanto tempo tem para atravessar a rua. “Estamos tornando a cidade mais justa e mais humana, priorizando os pedestres e promovendo a inclusão social das pessoas com deficiência”, salientou Dr. Dib.
|