O prefeito de São Bernardo, William Dib, inaugurou na noite de terça-feira, 29 de junho, 60 novos apartamentos no Conjunto Habitacional do Jardim Esmeralda. A entrega das moradias integra o programa de urbanização do bairro, com a instalação de rede de água e esgoto, drenagem, terraplanagem e canalização de 2, 6 mil metros do córrego Juscelino Kubitscheck. No ano passado a Prefeitura já havia entregue 56 apartamentos. Outros 84 estão em construção. No total, serão atendidas 748 famílias.
Segundo a Secretaria de Habitação e Meio Ambiente, cada apartamento custa em média R$ 32 mil e tem 42 metros de área total, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O local terá estacionamento com 301 vagas, praça, área para prática de esportes e lazer e reserva de um terreno para a construção da sede da Associação de Moradores.
A presidente da Associação Comunitária e do Clube de Mães, Rita Oliveira dos Santos, representou a comunidade na cerimônia e recebeu do prefeito, em ato simbólico, as chaves do empreendimento. “Foi uma batalha muito sofrida ao longo desses anos. Pode parecer pouco, mas é algo grandioso para quem necessita”, disse. Depois completou: “Quando me mudei para cá (há 16 anos), o bairro estava em estado de calamidade. A Prefeitura atendeu ao nosso clamor e hoje nossos filhos têm orgulho de poder levar um amigo em casa.”
Para Rita Oliveira, o trabalho social da Administração tem ajudado a “mudar o comportamento” da comunidade local. “Quando você oferece oportunidade, estimula as pessoas a viverem com dignidade. Com o tempo aprende-se que não é correto atirar objetos nas ruas e nos córregos. Nas assembléias que fazemos na Associação, passamos isso para as pessoas”, observou. “Estamos saindo de uma situação de exclusão para a verdadeira cidadania”, completou o secretário de Habitação e Meio Ambiente, Paulo Massoca.
Em meio à solenidade, Dr. Dib anunciou aos moradores que já habitam os 56 apartamentos entregues no ano passado que tentará a separação das contas de água junto à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado). Informou ainda: “Acabei de assinar um convênio de empréstimo com a Caixa Econômica Federal (CEF). Vamos usar os recursos (cerca de R$ 33 milhões) para a canalização de cinco córregos, entre eles o Juscelino Kubitscheck (corta o Jardim Esmeralda)”. Dr. Dib chegou ao evento acompanhado do deputado estadual Giba Marson e vereadores de sua bancada de sustentação na Câmara. “É nosso dever, como administradores, levar dignidade e cidadania às pessoas. Mas esse sonho (da casa própria) poderia andar mais rápido se o Governo Federal não tivesse parado de repassar, desde janeiro, a parte dele prevista no contrato. Estamos tocando as obras com recursos próprios”, afirmou.
|