A Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim das Orquídeas deu uma nova "roupagem" para o Projeto Caminhada, que começou dia 23 de julho, às 7h. O evento reuniu cerca de 80 participantes. O projeto é direcionado para as pessoas idosas e com patologias como a hipertensão e diabetes.
De acordo com a médica generalista e chefe da USF, drª Ivania Costa Bucceroni, o projeto atual visa a qualidade de vida com controle maior da saúde das pessoas com patologias. "Elaboramos um projeto principalmente para as pessoas idosas, hipertensas e diabéticas com a finalidade de tirá-las do sedentarismo levando-as à redução de medicamentos", contou.
Os participantes se cadastraram com antecedência na própria USF, onde realizaram exames laboratoriais de colesterol, triglicéride e hemograma, além de medirem a pressão arterial, a circunferência abdominal, a altura e fazer a pesagem. Um questionário também foi respondido pelos inscritos com a finalidade de identificar patologias já existentes para que os profissionais de saúde, durante a caminhada, pudessem dar orientações mais específicas.
Depois de uma hora de caminhada em torno da Represa Billings, a equipe da unidade de saúde fez novo registro quanto ao peso, pressão arterial, altura e contorno abdominal. A atividade foi aprovada pelos participantes. Abel Ferreira Silva, apesar da dificuldade de locomoção em conseqüência da retirada de um tumor no cérebro, pretende participar do grupo de caminhada. "Tenho que fazer exercícios para as pernas não travarem", disse. Já sua esposa, Geralda Pereira da Silva, procurou o grupo de caminhada para prevenção e melhor controle da diabetes.
Para a moradora Sônia Lúcia Carneiro, o Projeto Caminhada é um momento de fazer amizades, além de ser um incentivo para sair da vida sedentária e controlar a hipertensão. "O projeto é ótimo porque reúne as pessoas. Na minha casa, sou apenas eu e meu marido, por isso, grupos desse tipo nos incentiva a ter uma vida menos sedentária".
O Projeto Caminhada acontece todas as sextas-feiras, às 7h, com o acompanhamento de uma agente comunitária da saúde. O mutirão dos profissionais da saúde para controle do peso, pressão arterial, altura e circunferência abdominal será realizado uma vez por mês.
Para a realização do evento, a Unidade da Saúde da Família contou com a parceria do Laboratório Abbott, que entregou panfletos educativos sobre obesidade e hipotirodismo,além de sortear camisetas e bonés para os participantes.
Projeto Qualidade de Vida - Além do grupo da Caminhada, o Projeto Qualidade de Vida conta também com palestras mensais para a comunidade com temas variados. Segundo a chefe da USF do Jardim das Orquídeas, o projeto tem como objetivo melhorar a vida dos moradores do bairro por meio da prevenção de doenças e orientação nos vários setores como educacional, psicológico, social, entre outros.
|