A AMD anunciou que a equipe de Fórmula 1 Ferrari Marlboro implementou um cluster de servidor baseado no processador AMD Opteron com a Direct Connect Architecture para pesquisas e desenvolvimento no campo da aerodinâmica.
Segundo a AMD, o servidor baseado no processador AMD Opteron é o sistema de computação de mais alta performance já aplicado na escuderia italiana, nos três anos de parceria tecnológica com a AMD. Os servidores baseados no processador AMD Opteron oferecem ao time de engenharia da Ferrari Marlboro ferramentas que serão utilizadas para evoluir o design dos protótipos, ao permitir novos cenários de testes. aerodinâmicos. Aerodinâmica é fundamental para a performance do carro e o design, além de ser a variável mais difícil de se controlar, demanda a maior capacidade de processamento. Instalada na sede da Ecuderia Ferrari Marlboro em Maranello, na Itália, a mais recente solução AMD Opteron da equipe de corrida é formada por centenas de nódulos de computação operando no sistema operacional Linux.
A equipe Ferrari Marlboro escolheu especificamente o processador AMD Opteron para ajudar no avanço dos cálculos de dinâmica de fluidos (CFD), que é um fator crítico os testes de aerodinâmica complementares. “A experiência de desenvolver esta solução em conjunto com a equipe Ferrari Marlboro permitirá a AMD levantar a barreira para novos setores comerciais, onde cálculos computa-cionais de dinâmica de fluidos são essenciais, como as indústrias automotivas e aeroespaciais”, diz Gianluca Degliesposti, diretor de vendas e desenvolvimento da AMD.
“É um desafio atender as necessidades de computação de cada departamento na equipe de corrida Ferrari”, diz Antonio Calabrese, diretor do sistema de informação da Ferrari Marlboro. “Nossa nova solução baseada no processador AMD Opteron com a Direct Connect Architecture, desenvolvida em conjunto, demonstra os excelentes recursos de performance da tecnologia AMD64, e irá permitir a escuderia Ferrari Marlboro apostar na plataforma x86 de mais alta performance para aplicativos de missão crítica corporativa e computação de alta performance”, diz Henri Richard, vice-presidente executivo da AMD.
A equipe Ferrari Marlboro espera se beneficiar imediatamente dos recursos de alta performance do proces-sador AMD Opteron. Capaz de bilhões operações de ponto-flutuante por segundo, os servidores baseados no processador AMD Opteron fornecerão à Ferrari a velocidade de cálculo exigida para acompanhar os rápidos ciclos de design.
|