Os fãs de dispositivos eletrônicos comprarão mais de 10 milhões de players de música digital em 2004, criando uma das maiores modas de consumo do ano, afirma um estudo divulgado. A popularidade desses aparelhos, principalmente do iPod, da Apple, que podem armazenar centenas de músicas, está gerando uma onda de compras não vista desde o surgimento do Walkman, da Sony.
Segundo a empresa de pesquisa Informa Media, os consumidores comprarão 10,8 milhões de players de última geração em todo o mundo neste ano, dos mais baratos, com memória flash, aos mais complexos, equipados com disco rígido. O tamanho da base de aparelhos em uso deverá quase dobrar até o fim de 2004, totalizando 21,5 milhões de unidades.
A curto prazo, a onda dos players terá efeitos diversos. Os consumidores deverão encher os aparelhos com coleções de músicas e canções obtidas de serviços gratuitos de troca de arquivos, antes de começarem a comprar downloads de lojas virtuais.
“É uma boa notícia para os fabricantes, mas as lojas de música online não sentirão um ‘boom’ instantâneo”, disse Simon Dyson, analista da Informa. A indústria fonográfica está apoiando as empresas de venda online de canções como a iTunes, da Apple, e o Napster, da Roxio, para combater a pirataria de músicas na Internet.
A Apple planeja ter uma base de iPods em uso acima de 5 milhões antes do fim do ano, segundo Dyson. O restante do mercado será formado por produtos de empresas como Creative Technology, Dell e Sony.
Apesar do mercado passar por um momento de rápido crescimento, problemas tecnológicos podem barrar seu avanço no futuro.
|