"É uma bagunça total". Foi assim que o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, se referiu à política de segurança pública do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Ao lado da mulher, a governadora Rosinha Matheus, reclamou que o presidente não age para evitar a entrada de drogas e armas no Estado. Garotinho participou do programa de rádio semanal de Rosinha, que também fez duras críticas ao governo federal.
No programa "Encontro com a governadora", Rosinha aproveitou para atacar o governo petista dizendo que Lula já governou um ano e oito mesmo e em "nada contribuiu para manter a calma e a ordem em nenhum lugar do Brasil".
A governadora também aproveitou para cobrar ação federal no policiamento das fronteiras, de portos e de aeroportos. "Estamos fazendo o que é a nossa parte e o que deveria ser do governo Lula, mas não temos o poder de fiscalizar fronteiras, portos e aeroportos. Por lei, esta não é atribuição das polícias civil e militar", disse Rosinha. Garotinho reforçou as críticas da esposa. "Sou suspeito para falar sobre a política de segurança do governo Lula porque a gente não pode falar do que não existe, é uma bagunça total", afirmou.
Sobre a negativa em mandar policiais militares para a Força Nacional de Segurança Pública, Rosinha Matheus justificou dizendo está precisando deles. "Se estou abrindo concurso para contratar 4 mil policiais militares, é porque estou precisando deles, não vou ceder para a Força Nacional. Que o governo Lula contrate policiais federais para cumprir o seu papel", afirmou a governadora.
|