O pesadelo dos adolescentes e o desejo dos pais preocupados talvez esteja se tornando realidade. A japonesa Seiko Epson anunciou um pequeno robô voador que no futuro pode permitir que os pais acompanhem, de casa, cada movimento de seus filhos.
Semelhante a um pequeno helicóptero, a Seiko Epson informou que seu mais recente “micro-robô voador” é o mais leve do mundo. Pode ser controlado a distância, por computador, e dispõe de uma câmera capaz de transmissão sem fio de imagens.
O robô ainda está em fase de desenvolvimento a empresa não conseguiu que ele percorresse o circuito planejado em um vôo de demonstração para repórteres de Tóquio e, por enquanto, sua autonomia de vôo é de apenas três minutos. Mas a Seiko Epson, mais conhecida como uma das maiores fabricantes mundiais de impressoras, acredita que a tecnologia possa um dia ter usos sérios, como serviços de vigilância ou a procura de sobreviventes em meio aos destroços de um terremoto.
“O uso planejado não é a espionagem, mas ajudar a garantir a segurança dos seres humanos”, disse Osamu Miyazawa, gerente da divisão de pesquisa e desenvolvimento da Seiko Epson. Conhecido como “i FR-II (micro-robô voador 2)”, o invento da Epson pesa apenas 12,3 gramas, menos que uma lata vazia de refrigerante. Com diâmetro de cerca de 136 milímetros, o robô cabe confortavelmente na palma da mão. Sua altura é de cerca de 85 milímetros. O i FR-II é uma nova versão do modelo demonstrado em novembro do ano passado. O “i FR” era mais pesado e sua energia era fornecida por um cabo porque a empresa não dispunha de uma bateria pequena e poderosa o bastante para instalar a bordo.
|