A General Motors do Brasil surpreende o mercado e apresenta o primeiro veículo no mundo produzido em série com capacidade para rodar com os combustíveis álcool e/ou gasolina – em qualquer combinação entre os dois – e ainda com o Gás Natural Veicular (GNV). Trata-se do quinto lançamento da Chevrolet em 2004. O Astra Multipower começa a ser comercializado ainda neste mês de agosto na Rede de Concessionários Chevrolet.
O Multipower 2.0 sedã, com o excelente motor 2.0 litros 8 válvulas é o novo membro da família Astra, campeã de vendas na categoria desde o seu lançamento, em 1998. Trata-se do primeiro carro multicombustível oferecido de série, portanto com garantia Chevrolet de fábrica.
“Este lançamento é mais um passo ousado da General Motors do Brasil, no desenvolvimento de veículos que utilizam combustíveis alternativos. Temos realizado grandes investimentos em tecnologia para oferecer ao consumidor brasileiro automóveis modernos e que possam utilizar o combustível que seja economicamente mais viável no momento”, destaca Ray G. Young, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.
O Astra Multipower é oferecido somente na carroceria sedã, com as versões da recém lançada linha 2005 em configurações específicas: Comfort e Elegance, com acabamentos e estilos diferenciados.
“Este é um dia vitorioso para a indústria automobilística brasileira, única no mundo a ter essa versatilidade e que conhece, pela primeira vez, um produto multicombustível a sair de fábrica habilitado a rodar com gasolina, álcool ou gás. Isso demonstra a capacidade da engenharia auto-motiva brasileira na inovação e desenvolvimento tecnológico. Portanto, mais uma vez, é a Chevrolet andando na frente”, afirma José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil.
A garantia do Chevrolet Astra Multipower é a mesma do restante da linha e o veículo terá a sua manutenção feita na Rede Chevrolet.
Motor Multipower
O Chevrolet Astra Multipower utiliza o motor 2.0 litros de 8 válvulas equipado com o sistema eletrônico Flex Fuel, desenvolvido pela Bosch em parceria com a Powertrain para a General Motors, em conjunto com o sistema de injeção seqüencial de gás – geração 5, desenvolvido pela Rodagás.
A nova motorização é baseada na consagrada “Família II”, com 2.0 litros. A potência máxima varia de 127,6 cavalos de potência com o uso exclusivo do álcool, 121 cv com gasolina a 105,8 cv com o uso do GNV, todos a 5.200 rpm. O torque é de 19,6 kgfm com o álcool, 18,3 kgfm com gasolina e 16,4 kgfm com o GNV. A taxa de compressão é de 11,3:1.
O veículo foi desenhado com dois circuitos de combustíveis: um para o líquido, podendo ser abastecido com gasolina ou álcool puros ou a combinação dos dois, e outro para o gasoso (GNV).
O sistema de partida é feito pelo sistema gasoso, o que eliminou o reservatório de gasolina para a partida a frio. Para garantir a segurança da partida, sempre que o sistema gasoso diminuir para 15% da sua capacidade, automaticamente a central de gerenciamento eletrônico seleciona o modo combustível líquido, garantindo assim uma reserva segura.
O sistema de injeção de gás para utilização do GNV (Gás Natural Veicular), fornecido pela Rodagás, é de quinta geração e utiliza bicos injetores seqüenciais que proporcionam a melhor potência, economia e menores níveis de emissão que as gerações anteriores.
O modelo – como o restante da linha – é equipado também com o sistema de acelerador eletrônico (“Drive by Wire”), tecnologia que proporciona maior conforto ao dirigir e retomadas mais precisas.
Como funciona o Multipower?
O funcionamento, com relação aos combustíveis líquidos, se dá da seguinte forma: após o abastecimento do veículo, a bóia do tanque identifica se combustível ou a mistura dele foi alterada. Desta forma, o módulo central eletrônico (ECM - Engine Control Module) que monitora o sistema, entra em modo de reconhecimento de combustível.
O sistema monitora a queima da mistura – tanto com o uso do combustível líquido quanto o gasoso (selecionado por meio de uma chave no painel) – enviando para o ECM sinais do sensor de oxigênio (sonda lambda); o ECM identifica através de algoritmos qual é a nova mistura de combustível existente no tanque ou o GNV, promovendo a correta combustão.
O software da unidade de controle otimiza também o avanço de ignição do motor para cada mistura de combustível, por meio da leitura do sensor de detonação (“knock sensor”). O ECM recebeu incremento na velocidade de processamento e memória, o que lhe permite monitorar constantemente o sistema e processar o algoritmo de reconhecimento de combustível centenas de vezes a cada segundo.
Tecnologia Bosch
Pioneira no desenvolvimento do sistema Flex Fuel, a Bosch – em parceria com a Powertrain – foi responsável pela criação do sistema multicombustível para a General Motors, que agora equipa o Astra Multipower 2.0.
Para realizar este trabalho, os engenheiros da Unidade de Sistemas a Gasolina da Bosch utilizaram a experiência de 13 anos nesta tecnologia, já que em 1994, três anos após iniciar os estudos para o desenvolvimento do sistema, a empresa montou e apresentou o Omega 2.0 Flex Fuel que se tornou o primeiro carro multicombustível do país.
O grande desafio foi tornar o desempenho do Astra melhor em qualquer combinação de combustível, comparado com a motorização anterior. Em pouco espaço de tempo a Bosch, em conjunto com a Powertrain, desenvolveu e validou o software e a calibração do sistema, graças à competência e criatividade do time de engenharia local, que trabalhou simultaneamente com a equipe mundial da Bosch e da General Motors, para desenvolver a tecnologia necessária para esse lançamento.
Desempenho e economia
O Chevrolet Astra Multipower 2.0 apresenta números empolgantes, tanto de desempenho quanto de economia. Utilizando álcool, a velocidade máxima é de 203 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 9s1. Já quando se utiliza gasolina, a velocidade máxima fica em 198 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 9s8. Quando se usa o GNV a velocidade máxima fica em 185 km/h, com 0 a 100 km/h em 13s0.
Utilizando apenas gasolina o Astra Multipower percorre 9,5 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada, com uma média de 12,0 km/l. Quando se abastece com álcool, o Astra percorre 7,2 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada, com média de 8,7 km/l.
Quando utiliza o GNV o Astra Multipower percorre 12,7 km/m3 na cidade e 17,7 km/m3 na estrada, com uma média de 15,0 km/m3. Assim, a autonomia total do veículo é de mais de 1.000 quilômetros.
A capacidade de armazenamento do GNV varia de acordo com a quantidade de cilindros, podendo ser utilizado um cilindro de 8m3 ou dois totalizando 16m3.
“O objetivo da Chevrolet é oferecer produtos que entusiasmem os clientes. Com o novo Astra Multipower, acreditamos ter atingido este objetivo. A engenharia da General Motors superou mais uma vez as expectativas e entregou este novo produto em tempo recorde”, destaca Pedro Manuchakian, diretor Executivo de Engenharia da GM LAAM (América Latina, África e Oriente Médio).
Duas versões com acabamentos e conteúdos diferenciados
O Chevrolet Astra Multipower está disponibilizado com duas versões de acabamento com conteúdos e características diferentes:
· COMFORT: versão de entrada da linha Astra, incorpora vários equipamentos considerados fundamentais e muito valorizados pelos clientes que exigem conforto, tais como ar-condicionado, trio elétrico e direção hidráulica.
· ELEGANCE: versão intermediária da linha Astra, destina-se a clientes que, além do conforto, valorizam muito um visual elegante e diferenciado. Incorpora itens de aparência, segurança, conforto e conveniência adicionais aos encontrados na versão Comfort.
O Chevrolet Astra Multipower chega às concessionárias em todo o Brasil com opções de cores que seguem as mais recentes tendências do mercado e agregam beleza e atualidade. São elas: Azul Antares (perolizada), Bege Nevada (metálica), Branco Mahler (sólida), Cinza Trinidad (perolizada), Prata Escuna (metálica), Preto Liszt (sólida) e Vede Adhara (metálica).
Segurança total
O Astra Multipower conta com itens de segurança que tornam o veículo em um dos mais completos do mercado nacional.
Segurança ativa
A segurança ativa, aquela que previne os acidentes, conta com sistemas que auxiliam o motorista. Entre os principais destaques temos: freios a disco ventilado nas rodas dianteiras, o que proporciona frenagens em espaços mais curtos e com excelente trajetória.
Na versão Elegance temos faróis de neblina no pára-choque dianteiro. Em todas as versões do Astra há a luz de neblina acoplada à lanterna traseira, no lado do motorista. Nas laterais dianteiras o Astra possui com luzes repetidoras dos piscas, que auxiliam nas mudanças de faixas, advertindo os outros motoristas e motociclistas.
Segurança passiva
A segurança passiva, que entra em ação imediatamente após um eventual acidente, tem como principal destaque na versão Elegance os “air bags” frontais. A carroceria foi desenvolvida com áreas específicas de deformação, para melhor absorver a energia do impacto em diferentes ângulos.
O Astra Multipower conta com o travamento automático das portas ao atingir 15 km/h. A porta tem barras de proteção para minimizar as conseqüências dos impactos laterais, e reforços internos para aumentar a segurança e dificultar tentativas de arrombamento.
O modelo possui também proteção adicional nas fechaduras de portas, dificultando a intrusão de instrumentos no veículo e ajudando a impedir eventuais furtos. Esse detalhe faz parte da preocupação da Chevrolet com a melhoria contínua dos veículos.
O Chevrolet Astra atende a todos os requisitos de segurança e possui também com o sensor de colisão, que destrava as portas em situação de acidentes.
Os pedais são desarmáveis em caso de colisão minimizando as conseqüências do acidente na região das pernas do condutor.
|