Local vai concentrar todos os programas de formação continuada dos educadores e contará com unidade de capacitação e pesquisa, escola para alunos do ensino infantil, fundamental e especial, biblioteca e auditório para 3 mil pessoas
Da Redação com agências
A Prefeitura de São Bernardo inaugura no dia 9 de setembro o Centro de Formação dos Profissionais da Educação. Como o próprio nome sugere, o espaço vai abrigar em um único endereço (Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, ao lado do viaduto Tereza Delta, no km 20,7 da via Anchieta, bairro Planalto) todos os programas de formação continuada dos educadores da rede municipal de ensino. A cerimônia acontece às 19h, seguida de palestra do jornalista e membro do conselho editorial do jornal Folha de São Paulo, Gilberto Dimenstein, e espetáculos de dança e música. O tema da palestra é "O aprendiz do futuro".
Idealizado pelo arquiteto Ciro Pirondi, o Centro de Formação é a maior edificação no Estado que abriga num mesmo espaço os mais diversos tipos de programas de ensino, seja para professores ou alunos. "A entrega do Centro simboliza os esforços da Administração para prestar serviços de qualidade aos alunos da rede. Ao investirmos na formação dos professores, estamos promovendo a verdadeira justiça social", disse a secretária de Educação e Cultura, Neide Felicidade.
Com 20 mil m² de área construída (cinco edifícios), o Centro de Formação vai abrigar uma Unidade de Capacitação e Pesquisa, auditório para cerca de 3 mil pessoas, Centro de Convivência com lanchonete e restaurante, alojamento para 400 pessoas, escola com dez salas de aula para atender alunos do ensino infantil, fundamental e especial, quadra poliesportiva, biblioteca, banheiros adaptados para crianças e brinquedoteca.
Visto como um dos mais modernos projetos arquitetônicos do país, o Centro de Formação receberá 16 esculturas de madeira e aço, três painéis (um de fotografias, um de impressos em azulejo e outro de desenhos) e um jardim aquático, com esculturas de metal e vidro. “Há uma tradição no Brasil de integrar as artes plásticas à arquitetura. Sempre fiz isso em minhas obras”, conta o Pirondi, segundo quem as obras não terão aspectos uniformes. “Deixei os artistas à vontade para criar. Há uma gama imensa no tipo de intervenção”.
Segundo o arquiteto, 14 artistas plásticos foram convidados para participar das instalações, entre eles Adélio Sarro, Avani Stain, Carla Caffé, Gabriela Braunholz e Luís Martin Sarasá, este último responsável pela restauração da Catedral da Sé, da fachada da Pinacoteca do Estado e do pátio interno do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Ainda no campo paisagístico, o local terá uma marquise destinada a exposições, espécies vegetativas (como gotas-de-orvalho, lírio do vento e jasmins amarelos), mata nativa (coqueiros, palmito jussara, pitanga, jabuticaba) e três grandes espelhos d´água – um no entorno do Centro de Convivência, um próximo ao Centro de Capacitação e outro ao lado do teatro de arena, que tem capacidade para cerca de 3 mil pessoas.
A rede municipal de ensino de São Bernardo tem cerca de 4 mil profissionais e 92 mil alunos. O município concluiu este ano a municipalização do ensino (1ª a 4ª série). Nos dias 12 e 19 de setembro haverá uma série de atividades culturais no local. Segue abaixo a programação.
Evento
Dia 12 de setembro:
14 horas – Mix Parlapatões, com grupo Parlapatões
Local: auditório
Público: infantil
14 horas – Oficina Inventor de Sonhos
Oficina de Mamulengos
Local: salas do auditório
Público: adulto
15 horas – Oficina Inventor de Sonhos
Oficina: Brinquedos e Brincadeiras
Local: salas do auditório
Público: infantil
15 às 16 horas – Contação de Histórias
Contador: Mirna Pinsky (escritora de livros infantis)
Local: anfiteatro (videoteca)
Público: infantil
Dia 19 de setembro:
14 horas – Choro e Cia
Local: área de convivência
Público: adulto
14 horas – Espetáculo Acorda Cordel
Local: anfiteatro (videoteca)
Público: adulto/infantil
15 horas – Espetáculo Nau de Ícaros (grupo circense apresenta exercícios com malabares, engole-fogo e trapézio)
Local: espaço aberto
Público: adulto/infantil
16 horas – Espetáculo de Bonecos
Apresentação: Fernando Gomes (manipulador do boneco Júlio, do programa infantil Cócóricó, da TV Cultura)
Local: anfiteatro (videoteca)
Público: infantil
17 horas – Show com o cantor e compositor Toquinho. Ele canta acompanhado de um coral (infantil) com 350 vozes e da Orquestra Filarmônica de São Bernardo
Local: auditório
Público: adulto/infantil
|