Depois de um ano de preparação, o público tem agora acesso ao SP2, a atualização de segurança do Windows XP. Confira, abaixo, algumas das dúvidas mais comuns sobre o pacote:
O que é o SP2?
A sigla é a abreviação de Service Pack 2. O pacote de software modifica o sistema operacional do Windows XP. Desde o seu lançamento em outubro de 2001, o XP vem sendo considerado uma espécie de "parque de diversões" para criadores de vírus e hackers devido a sua vulnerabilidade.
O SP2 pretende remover alguns dos bugs que tornam o XP vulnerável. A Microsoft prometeu o SP2 inicialmente em 2003. Desde então, o XP vem sendo alvo de uma quantidade recorde de ataques de vírus.
O que o SP2 faz?
O SP2 possui um "Centro de Segurança", que permite ao usuário manejar todos os seus firewalls, anti-vírus e atualizações em um só lugar.
O sistema avisa o usuário que ele corre risco se o firewall não estiver ativo ou se não atualizar seu anti-vírus. Pesquisas mostram que um computador não protegido leva cerca de 20 minutos para ser encontrado e atacado na internet, especialmente se usar conexão de banda larga.
Como o SP2 bloqueia os pop-ups, fica mais difícil para os programas serem instalados sem o consentimento do usuário, e o sistema avisa se algum software tentar se instalar sem permissão.
Onde eu consigo o SP2?
Pela Microsoft apenas. O usuário pode baixar pela internet ou encomendar o pacote em um CD.
Como ele afeta meu computador?
Ele protege o usuário de alguns, mas não todos os ataques de vírus e hackers. Muitos dos vírus mais bem sucedidos exploram a ingenuidade dos usuários de e-mail. O SP2 bloqueia vários dos arquivos maliciosos que vêm anexados em e-mails.
Uma revista alemã considera, no entanto, que o SP2 ainda deixa uma rota aberta para ataques de hackers ao XP e que é apenas uma questão de tempo antes que essa falha seja explorada.
O SP2 também afeta o funcionamento de alguns programas já instalados no seu pc. A Microsoft divulgou uma lista dos softwares mais afetados. A maioria deles são da própria empresa.
A Microsoft dá dicas de como fazer com que os programas voltem a funcionar normalmente, mas as sugestões da empresa podem se provar muito complicadas para a maioria dos usuários.
É recomendável instalar o SP2?
Sim, com ele você pode evitar muitos ataques de vírus e hackers. Antes de instalá-lo, entretanto, é fundamental que sua máquina esteja desinfestada.
Além do SP2, você precisa manter seu anti-vírus e o Windows atualizados. Você pode usar um programa anti-spyware regularmente para limpar sua máquina.
Você deve verificar se usa algum dos programas que entram em conflito com o SP2 e checar se consegue seguir os passos necessários para torná-los operantes novamente.
|