Os jovens selecionados para o Projeto Jovem Empreendedor estão recebendo esta semana por carta o resultado da seleção a que foram submetidos para participar das etapas de qualificação profissional e posteriormente se habilitar a uma linha de crédito do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Foram selecionados, nessa primeira fase, oito mil jovens. O projeto Jovem Empreendedor, uma parceria entre Ministério do Trabalho e Sebrae para o Programa Primeiro Emprego, vai destinar 100 milhões de reais para concessão de micro-crédito para pequenas empresas, auto emprego e cooperativismo.
A primeira etapa do programa começou no Último dia 23 no estado da Paraíba (PB), no município de Monteiro. Nessa localidade, serão qualificados 27 jovens com aulas de empreeendedorismo e coope-rativismo. O coordenador nacional do Programa Jovem Empreendedor do Sebrae, Raimundo Nunes, explica que depois do curso, os alunos vão colocar no papel o plano de negócio com apoio dos técnicos do Sebrae para aprovação da proposta por um Comitê de Crédito.
O Jovem Empreendedor recebeu, até agosto, cerca de 40 mil inscrições de jovens interessados em aprender como montar seu próprio negócio, abrir uma cooperativa ou trabalhar como autônomo. O Sebrae Nacional ficou responsável pela seleção dos jovens, que foram escolhidos de acordo com as respostas dadas a um questionário respondido no ato da inscrição destinado a avaliar aptidão para exercer atividades autônomas. Foi também respeitado critério de prioridade a grupos de maior exclusão social, como afros-descendentes, portadores de necessidades especiais e egressos de sistemas sócio-educativos.
O valor destinado para quem for selecionado é de até 10 mil reais para autônomos, até R$ 50 mil para micro e empresas e de R$ 100 mil para cooperativas. Os planos de negócios aprovados pelo Comitê de Crédito vão receber acompanhamento técnico durante três anos por consultores do Sebrae.
|