A marca baseada em Stuttgart desenvolveu uma versão do Porsche 911 GT3 para ralis. Praticamente igual à versão vendida nos concessionários Porsche, a versão “rally sport” estreará no Campeonato Belga de Rali.
Dessa maneira, a Porsche confirma a qualidade do 911 para competições, tanto em circuitos fechados (como os campeonatos Porsche Supercup e FIA GT) quanto em ralis.
A equipe belga Future World, comandada por Gerard Magniette, recebe o GT3 da Porsche e equipa o modelo com componentes específicos para ralis – todos desenvolvidos e testados pela Porsche Motorsport. Em seguida, entrega os carros a equipes e pilotos particulares. A entrada da Porsche levou o Real Automóvel Clube da Bélgica (RACB) a criar a categoria GT, até então inexistente no campeonato belga. Desta maneira, é possível participar dos ralis belgas de maneira econômica, com um carro potente e atraente, com grande apelo esportivo. O novo GT3 Rally não está homologado para competir com os carros de especificação WRC, usados no Campeonato Mundial de Rali – e nem é este o interesse da Porsche. Além de serem bem mais caros, os carros do Mundial de Rali possuem tecnologia mais complexa, tendo pouco a ver com os modelos de origem além da aparência.
Dependendo do sucesso obtido pelo projeto com a Future World, a Porsche poderá estender o conceito a outros campeonatos, desde que as autoridades esportivas criem uma categoria específica para carros GT com especificações semelhantes aos de fabricação em série.
A base técnica do novo Porsche 911 GT3 Rally é o 911 GT3 que competiu no Rali da Alemanha de 2001.
Nessa prova, o carro foi tripulado pela lendária dupla Walter Röhrl/Christian Geitsdorfer, campeã mundial de rali na década de 80. As velozes passagens do Porsche entusiasmaram os 100.000 espectadores que acompanharam o rally.
Tecnologia de série com equipamentos para rali
Como no 911 GT3 de série, o motor desenvolve 381 cv. Molas e amortecedores, porém, são modificados para as exigências dos ralis e a carroceria foi ligeiramente levantada para aumentar a altura em relação ao solo. No câmbio, a maior modificação é o uso de relações de marcha mais curtas, permitindo acelerações e retomadas mais rápidas.
O sistema de escape é o mesmo do 911 GT3 Carrera Cup e produz um som marcante.
O estepe foi colocado atrás do piloto e pode ser facilmente alcançado retirando-se a janela traseira de plástico.
Como todo carro de competição, o 911 GT3 Rally é equipado com estrutura interna de proteção (santantonio).
Não há ABS.
A estréia do Porsche 911 GT3 Rally aconteceu no final de semana de 11 e 12 de setembro de 2004, durante o Rali Omloop van Vlaanderen.
Ao volante estará Marc Duez, um dos mais experientes e vitoriosos pilotos belgas de rali. Hartmut Kristen, chefe da Porsche Motorsport, analisa: “Temos confiança neste projeto com a Future World e ficamos contentes em proporcionar a pilotos particulares a oportunidade de disputar ralis com o 911.
Pode ser um estímulo para outros fabricantes também entrarem na competição”, finaliza.
|