O que teria em comum Maria Eduarda com a Fada Sininho? E Isabel com a história da Branca de Neve? O que aparentemente não teria nenhuma ligação foi o pontapé inicial para a figurinista Beth Filipecki montar o figurino de Débora Falabella e de Carolina Dieckmann em “Senhora do Destino”. Com a ajuda de 16 braços-direitos, Beth trouxe o imaginário dos contos infantis para o guarda-roupa das duas personagens.
Maria Eduarda, por exemplo, reflete o caráter das jovens românticas e ao mesmo tempo antenadas com a moda. “A Débora tem a discrição da personagem dada pelo autor. Ela é ou não é uma fadinha?”, pergunta Beth, que quis dar leveza e glamour para Duda.
Cheia de boas intenções, ela vive um romance proibido com Viriato (Marcello Antony), um rapaz que está aquém das expectativas da família rica da princesinha. Para juntar a vida aristocrática com o trabalho de designer, Beth Filipecki misturou modelos retrôs com peças atuais. As lindas saias rodadas e de plissé dos anos 60 são usadas com blusas transparentes e casacos esportivos em cores cítricas. Resultado: o visual princesinha moderna é responsável por quase 40% das chamadas recebidas pela Central Globo de Atendimento ao Telespectador.
É de praxe que o figurino não pode aparecer mais do que o personagem, mas, no caso de Duda, isso é impossível. O problema é que a maioria das peças são produzidas pelas costureiras da emissora ou desenhadas por jovens estilistas, porque, para Beth, “precisamos mostrar que o que nós fazemos é de boa qualidade, para vender lá fora”. Mas antes que as mulheres fiquem frustradas, deve-se dizer que algumas peças podem ser adquiridas em lojas como Osklen, Disritmia e Jum Nakao. As borboletas – olha a Sininho aí! – nos cabelos, e os demais acessórios usados por Maria Eduarda são da carioca Ana B., que está faturando com sua criação.
“Tudo o que ela usa pendurado significa vento, ar, o sininho que balança”, justifica Beth. Uma curiosidade no figurino de Débora: nos croquis, ela usaria tênis, mas como contracena com o grandalhão Marcello Antony (em seu 1,90 m de pura beleza), a preferência foi por sapatos tipo boneca, com saltos. Combinação perfeita!
|