Dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam que o índice de criminalidade caiu em São Bernardo entre 2000 até 2004. O item homicídio doloso teve queda de 43% e Furto e Roubo de Veículos 36%.
Segundo o coronel Antônio Branco, comandante da Guarda Municipal, vários fatores estão colaborando para a diminuição das ocorrências em São Bernardo. "A política social que vem sendo desenvolvida no município é muito eficiente. Através de programas que desenvolvemos em parcerias com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e Secretaria de Esportes estamos tirando o jovem da ociosidade".
Antônio Branco cita também a integração da Guarda Municipal com o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), Polícia Civil e Militar como de fundamental importância no combate ao crime. "Procuramos trabalhar na formação do jovem onde praticamente nasce a criminalidade", comenta Branco.
Entre os programas implantados para tirar o jovem da rua está o Turma Cidadã, que hoje reúne cerca de 2 mil jovens. A Prefeitura investiu R$ 5,5 milhões no programa desenvolvido pela Guarda em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. O projeto beneficia jovens que se alistaram no Serviço Militar em 2003. Os jovens recebem uma bolsa auxílio de R$ 150 por mês e desenvolvem trabalho social quatro horas por dia. Eles também participam de serviços que vão desde a preservação do patrimônio público até a colaboração nos atendimentos em prontos-socorros e Unidades Básicas de Saúde, envolvendo ainda atividades esportivas, comunitárias, assistenciais e educacionais. A Guarda Municipal também tem realizado curso de prevenção ao uso de drogas em escolas do município.
A Guarda Municipal comemora dia 18 de fevereiro cinco anos de atividades e o coronel Antônio Branco pretende realizar uma solenidade para comemorar a data. A Lei que regulamentou sua criação foi sancionada em 12 de agosto de 2000, data em que o prefeito William Dib inaugurou as instalações do prédio da Guarda Municipal na Avenida Redenção, 100, centro da cidade.
|