O prefeito de São Bernardo, Maurício Soares, PSDB, comunicou sua renúncia nesta quarta-feira. Reeleito em 2000, após dois anos e dois meses do segundo mandato consecutivo à frente da administração, Maurício agora vai cuidar da saúde, conforme afirmou na coletiva de imprensa que ocorreu no Paço Municipal na tarde de ontem. O tucano disse estar com a sua saúde debilitada e que precisava se cuidar. Maurício Soares sofre de diabetes, hipertensão e de inflamação (bursite) nos dois ombros (assim como Lula). Ao anunciar o seu vice, William Dib, PSB, como novo prefeito, negou qualquer acordo ou motivação política para sua renúncia. Solenidade na Câmara dos Vereadores, às 19 horas de ontem, empossou Dib como o novo prefeito de São Bernardo do Campo.
Na carta de renúncia que foi entregue em mãos a Laurentino Hilário, PSDB, presidente da Câmara, Maurício frisou que não possuia “condições físicas e nem disposições interiores" para permanecer no cargo. “Além do sacrifício pessoal que implicaria, devo considerar que um prefeito deficiente prejudicaria a administração e a própria cidade”, afirmou Maurício na carta.
Maurício Soares também mencionou que tirou licença em novembro para intensificar seu tratamento e retornando ao cargo, em janeiro, não suportou o rítimo do trabalho e solicitou férias no mês passado. “Hoje (quarta, 05/03/2003), quando deveria assumir o cargo, preferi renunciar, porque já era visível o estado em que me encontrava e isso acaba prejudicando a administração, a cidade e, sobretudo, me sacrifica”, disse Maurício. O tucano disse ainda que deixava a prefeitura com tristeza pois gostava de ser o prefeito de São Bernardo.
Na coletiva, Maurício Soares disse que seria “pouco provável” o seu retorno à vida pública. “A não ser que tenha uma condição excepcional – o que eu duvido muito”, disse referindo-se à sua saúde.
Maurício disse que continua filiado ao PSDB e que não pretende sair, para formar uma coligação e tentar eleger Dib para prefeito em 2004. “Esse será um trabalho de articulação política, e estarei à disposição para ajudar no que for preciso”, afirmou o tucano.
O prefeito fez questão de frisar que a contribuição ao desenvolvimento de São Bernardo pode ser confirmado, principalmente nas áreas de educação, transporte coletivo e social durante o período que administrou a cidade e disse que acredita que Dib dará continuidade ao trabalho iniciado.
Nos corredores correm rumores de que Maurício Soares estaria transferindo sua residência para Santo André. O fato poderia significar, conforme comentários, a possibilidade do tucano disputar a prefeitura em 2004 naquela cidade. Tortorello que deixou escapar que não mais concorreria à prefeitura de Santo André pode ter aberto caminho para a decisão de Maurício.
Talvez haja uma estratégia maior coordenada pelo governador tucano Geraldo Alckmin para retomar o Grande ABC com candidatos de nome como Gilson Menezes, Dib e Maurício conforme já foi comentado no @HORA anteriormente.
|