A comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que embarcará às 7h da manhã de quinta-feira para Roma, a fim de acompanhar os funerais de João Paulo II no Vaticano, será integrada pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e José Sarney. No vôo também estarão presentes os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF) - Severino Cavalcanti (PP-PE), Renan Calheiros (PMDB-AL) e o ministro Nelson Jobim, respectivamente. A lista de autoridades que participarão do enterro foi fechada somente na segunda à noite. Além dos nomes citados, pode confirmar embarque a primeira-dama, Marisa Letícia.
Dois aviões serão utilizados para transportar os passageiros. Lula e as autoridades mais importantes irão no recém comprado Air Bus, que comporta 55 lugares. Jornalistas podem ser convidados para fazer a cobertura internacional.
Dois dos quatro religiosos brasileiros que terão direito a participar da escolha do novo papa - o arcebispo de São Paulo, d. Cláudio Hummes, e o presidente da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), d. Geraldo Majella, recusaram o convite para integrar a comitiva. Eles devem embarcar antes para Roma.
Lula não definiu ainda quanto tempo permanecerá na Itália, mas é certo que de lá ele rumará para a África, onde visitará cinco países em um giro diplomático.
|