Uma das novidades do programa de melhoria na forma de relacionamento entre a população e o poder público é a criação da Casa do Cidadão (denominação preliminar) onde o munícipe poderá acessar todos os serviços da Prefeitura e que seguirá os mesmos moldes do Poupatempo. “O munícipe terá informações e serviços e, ainda, poderá registrar reclamações, sugestões, elogios e denúncias", explica o secretário de Planejamento e Tecnologia da Informação, Hiroyuki Minami. O local da Casa do Cidadão ainda não está definido.
Na Casa do Cidadão haverá atendimento pessoal, quando o morador vai até o local e um funcionário público o atende para registrar as solicitações de serviços, dar entrada e encaminhamento de documentos, levantar débitos ou calcular impostos. Em vários pontos da cidade também serão instaladas "Praças de Atendimento", para atender pessoalmente o munícipe.
Já no atendimento não-presencial, a Secretaria de Planejamento e Tecnologia da Informação criará um centro telefônico nos moldes do 0800 ou até mesmo com atendimento eletrônico. A internet também será mais incentivada como forma de prestação dos serviços municipais. "Criaremos um portal no qual as pessoas poderão marcar consultas, pagar seus impostos, fazer suas solicitações de serviços, abrir firmas, emitir certidões, mapas e quaisquer outros documentos dos órgãos municipais. "Faremos convênio com a Febraban- Federação Brasileira de Bancos para que a população possa utilizar a internet para poder pagar os tributos, facilitando a vida dos munícipes".
|