O prefeito de São Bernardo, William Dib, recebeu na quarta-feira, 20, a visita de adolescentes e dos educadores, Mauro Olintra e Alan Rodrigues Mendes, do Projeto Adolescente Aprendiz, de Diadema, que parabenizaram o prefeito pela campanha que está sendo desenvolvida pela posse responsável de animais no município. Os jovens são oriundos do Núcleo Habitacional Inamar e se mostraram interessados em realizar o mesmo tipo de conscientização em seu município.
Os jovens, com idade entre 14 e 15 dias, estão iniciando projetos em parceria com o CCZ- Centro de Controle de Zooneses de Diadema para que os donos se responsabilizem pelos animais. Segundo Mauro Olintras, os adolescentes realizaram pesquisas com 340 famílias e o resultado nada animador apontou que a grande maioria não tem o hábito de levar os animais ao veterinário e os soltam na rua sem qualquer cuidado.
Campanha- A Campanha de Posse Responsável de São Bernardo tem o objetivo de conscientizar os proprietários de animais sobre sua responsabilidade quanto à alimentação, o alojamento, a saúde e o bem-estar de seu animal. Outdoors estão espalhados pela cidade e cartazes foram para escolas, unidades de saúde e demais prédios públicos com o propósito de chamar a atenção da população para o tema. Folders com orientações complementam a campanha, que tem como slogan: "É assim que você quer ver o seu melhor amigo?". Todo o material publicitário, além da foto de um cão abandonado na rua, traz orientações sobre como cuidar corretamente de um animal e os serviços disponibilizados no Canil Municipal e por convênios (vacinação, castração, adoção, orientação etc).
"A campanha busca o comprometimento dos proprietários. Eles devem assumir o animal, na maioria cães, que decidiram ter. O dono precisa estar consciente de que o animal adotado precisa de carinho, alimentação, vacinação e um lar", disse o prefeito. "No folder, destacamos algumas ações importantes como o uso de coleira, a aplicação anual de vacina, os cuidados básicos com os animais e informações sobre adoção e castração", completou.
Para a realização de castrações, a Prefeitura de São Bernardo mantém convênio com o Gaama (Grupo de Animais Abandonados e Maltratados), que busca clínicas interessadas, faz o levantamento socioeconômico do proprietário e agenda a consulta. Além disso, o Gaama faz um trabalho educativo nos bairros da cidade, orientando a castração. "A castração conveniada pela Prefeitura é destinada aos proprietários de baixa renda ou àquelas pessoas que adotaram o animal no Canil Municipal e optaram por castrarem", explicou o prefeito.
Outras informações sobre a Campanha de Posse Responsável ou sobre as ações da Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses podem ser adquiridas pelos telefones 4337-5810 ou 4337-5811. As atividades do Gaama podem ser conhecidas pelo site www.gaama.com.br.
|