O Conseg II (Conselho Comunitário de Segurança) de São Bernardo foi contemplado com o Prêmio Franco Montoro de Participação Comunitária – Edição 2005 – como forma de reconhecimento ao trabalho realizado no Bairro Taboão, que, em 2004, ganhou uma companhia da Polícia Militar e uma Base de Segurança Comunitária. O evento, realizado na sala São Paulo, da Estação Júlio Prestes, em 22 de maio, teve a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin, e do chefe de gabinete da Prefeitura de São Bernardo, Ademir Silvestre, que na oportunidade representou o prefeito William Dib.
Com uma apresentação de gala da Banda Sinfônica da Polícia Militar, 17 Consegs de todo o Estado foram premiados, sendo que a instituição de São Bernardo foi a única de toda Região do ABC. Ao todo, são cerca de 800 Consegs em todo o Estado.
“É uma conquista inédita e encerra uma campanha vitoriosa, onde participaram a Prefeitura, o Conseg com a comunidade e a Polícia Militar. Mas esse trabalho é incessante e não pode parar,“ disse o presidente do Conseg II, Paulo Nishikawa.
A construção do prédio que abriga a 2a Cia da PM e a Base de Segurança Comunitária em área cedida pela Prefeitura demorou dois anos e teve custo aproximado de R$ 290 mil. Os recursos foram angariados pelo Conseg II junto a empresários da cidade e à iniciativa privada.
“O melhor parceiro que nós podemos ter é o Governo Municipal. São Bernardo é um bom exemplo de Prefeitura parceira junto à sociedade civil organizada, nesse caso representada pelo Conseg”, destacou o governador Geraldo Alckmin.
Para o chefe de gabinete da Prefeitura, Ademir Silvestre, o prêmio é o coroamento de um trabalho que o poder público vem desenvolvendo junto com a sociedade civil organizada, “e serve de incentivo para que esse tipo de ação seja multiplicada”.
No dia 1o de julho, a 2a Companhia e a Base de Segurança Comunitária do Bairro Taboão completa um ano de atividades. A redução de 10% no índice de criminalidade nos seis últimos meses de 2004 – período pós instalação – é um dos fatores positivos. O melhor resultado apresentado foi verificado em roubo de autos, que teve queda de 48,65%. Foram 76 ocorrências no segundo semestre de 2004 contra 148 no mesmo período do ano anterior.
|