O recurso do deputado João Leão (PL-BA) contra a criação da CPMI dos Correios por falta de fato determinado para investigação deve movimentar a sessão desta tarde da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
O recurso foi apresentado na semana passada, durante a sessão do Congresso na qual foi lido o requerimento para a criação da CPMI. Inicialmente, Leão apresentou uma questão de ordem, que foi indeferida pelo senador Renan Calheiros, informou a Agência Câmara. O deputado apresentou, então, recurso contra a decisão do presidente do Congresso, que o acatou, mas sem caráter suspensivo. O recurso agora precisa ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.
Os líderes da base aliada já anunciaram que vão pedir inversão de ordem na pauta da comissão para garantir prioridade para a discussão e votação do recurso. A oposição, no entanto, não admite a prioridade para o recurso do deputado e alega que há dezenas de outros recursos sobre questões de ordem na fila para serem votados.
A instalação da CPMI ainda depende da indicação de seus integrantes pelos partidos. Se alguma liderança deixar de indicar os seus representantes, a escolha será feita diretamente pelo presidente do Congresso.
|