Começou a funcionar a versão de testes do sistema de buscas de torrents do BitTorrent. O sistema está começando a catalogar os milhares de arquivos oferecidos através dessa rede de P2P.
O serviço foi desenvolvido pelo criador do protocolo BitTorrent, Bram Cohen. O sistema é ser gratuito, sustentado por pequenos links patrocinados colocados na página de resultados. O serviço está hospedado no site oficial do BitTorrent, e pode ser acessado clicando no link abaixo.
O sistema recolhe informações dos torrents para determinar o número de nós fazendo downloads e uploads. Com isso, ele é capaz de classificar os resultados baseado na relevância e na velocidade de cada torrent, com os mais rápidos e com maior oferta aparecendo primeiro.
Segundo um relatório da empresa de monitoramento web CacheLogic feito no ano passado, os torrents já representam 53% de todo o tráfego das redes P2P. Grande também é o número de acusações de pirataria, com o compartilhamento de softwares, músicas e filmes protegidos por direitos autorais.
No mesmo dia do lançamento do sistema de busca, a polícia americana desativou um grande site de torrents, chamado Elite Torrents, que estava disponibilizando links para cópias piratas do novo filme da série Star Wars.
|