A avaliação ótima e boa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva recuou de 39 por cento para 35 por cento em junho, mostrou nesta sexta-feira pesquisa do Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A avaliação ruim e péssima do governo subiu de 17 por cento para 22 por cento. A avaliação regular ficou estável em 41 por cento. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, em pesquisa com 2.002 pessoas entre 9 e 13 de junho, em 143 municípios.
"Após a interrupção observada há três meses do processo de recuperação da popularidade, a pesquisa atual confirma um movimento de queda de avaliação do governo do presidente Lula", informou a CNI em nota sobre a pesquisa.
"Os números mostram um recuo da avaliação do governo a um patamar próximo ao registrado em março do ano passado, logo após as denúncias envolvendo o ex-assessor da Casa Civil, Waldomiro Diniz", afirmou a CNI.
A CNI observou que houve aumento da percepção negativa das ações do governo no combate à corrupção. Esse item ficou em quinto lugar na lista apresentada pelo Ibope aos entrevistados, depois das ações para reduzir o desemprego, combate à violência, desempenho da área de saúde, combate à fome e à pobreza.
"As menções chegaram a 13 por cento, como sendo esta uma das piores áreas de atuação do governo, contra 10 por cento registradas em março. A leitura mais detalhada dos números mostra que, no segmento de maior instrução, houve um salto na percepção negativa sobre esse item", informou.
|