parceria entre o prefeito Maurício Soares e o vice-prefeito William Dib começou em 1996. Em maio, candidato de uma coligação encabeçada pelo PSDB, Maurício Soares decidira disputar pela terceira vez a Prefeitura de São Bernardo. Na convenção, figurava entre os favoritos, condição favorecida pela passagem que tivera à frente do executivo municipal, de 1989 a 1992.
William Dib exercia mandato de vereador e era pré-candidato a prefeito pelo PSB. Diante da possibilidade de a disputa ficar polarizada entre PMDB e o PT, Maurício e Dr. Dib se aproximaram, com o objetivo de fortalecer as posições de centro-esquerda.
Dr. Dib acabou renunciando à candidatura e levando o PSB a integrar a coligação de oito partidos em torno de Maurício Soares. Começa aí uma das mais produtivas parcerias políticas que São Bernardo já conheceu.
A vitória de Maurício nas urnas de 1996 foi relativamente fácil. Superou o seu principal adversário no primeiro turno e, no segundo, obteve a maior votação em números absolutos que São Bernardo já dera a um político: 185 mil votos válidos, limite só superado pelo mesmo Maurício, em 2000.
Ao assumir o governo, em janeiro de 1997, algumas das mais importantes funções da administração estavam reservadas para o Dr. Dib. Nomeado Secretário de Saúde, a contribuição de Dr. Dib ia muito além da atividade administrativa. Acumulava a tarefa de promover a articulação política e os entendimentos com o Legislativo.
Começava naquele ano a execução do mais ambicioso programa de governo que São Bernardo já formulara até então. A urbanização sustentada nas áreas de manancial; as gestões políticas voltadas para a flexibilização da Lei de Proteção aos Mananciais; a municipalização do ensino; a construção dos trevos de acesso à cidade pela via Anchieta; os piscinões do programa de macrodrenagem; o Hospital Municipal Universitário; um dos maiores e mais modernos ginásios poliesportivos do Estado e toda a infra-estrutura de apoio às atividades esportivas; a criação da Guarda Civil Municipal; o Programa Juventude Cidadã; a reformulação do transporte coletivo; a introdução dos microônibus; e a construção da nova rodoviária.
O avanço da administração era sustentado politicamente pela ação eficaz do secretário Dr. Dib que, além da Saúde, assumiu as pastas do Governo, da Administração e ainda respondeu pelo expediente da Secretaria de Habitação e Meio Ambiente.
A atuação competente credenciou Dr. Dib a prosseguir na parceria, em 200, agora como candidato a vice-prefeito na chapa da reeleição.
Reeleito Maurício Soares e eleito William Dib, ambos passaram a conduzir juntos e em harmonia o programa de governo.
Estruturado sobre quatro pilares ¾ desenvolvimento econômico, urbano-ambiental, social e administrativo ¾ uma nova onda de crescimento foi verificada em São Bernardo.
Dr. Dib já anunciou que dará prosseguimento ao Programa de Governo que elegeu Maurício Soares.
|