A terceira pesquisa Ibope realizada desde o início da crise mostra a queda na aprovação do governo e do índice de confiança no presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com o Jornal Nacional. O índice de desaprovação aumentou de 38% em junho para 45% em agosto. A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de agosto e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidas 2,2 mil pessoas em 143 municípios.O número de entrevistados que consideram o governo ótimo ou bom caiu de 35% em junho para 29% em agosto. Os entrevistados que consideram o governo ruim somaram 31% em agosto e 22% em junho.
O índice dos que confiavam no governo caiu de 56% em junho para 43% em agosto. Já o número de pessoas que não confiam no governo subiu de 38% para 52%. Os entrevistados que tomaram conhecimento de alguma denúncia de corrupção nas últimas semanas registraram índice de 72% em julho e agora de 81%.
Para 29% dos entrevistados, o principal responsável pela crise política é o Partido dos Trabalhadores e 28% acham que os responsáveis são os deputados federais. O índice de entrevistados que acreditam que o responsável pela crise é o presidente Lula ficou em 22%; 19% consideram que os responsáveis são os partidos aliados (PL, PP e PTB) e 16% culpam o sistema político.
|