Google tem nova barra de busca em HD e na Web

 

Informática - 24/08/2005 - 08:57:38

 

Google tem nova barra de busca em HD e na Web

 

Da Redação com Reuters

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O Google lança hoje uma ferramenta de busca em computadores e na Web que o coloca em competição mais direta com seus concorrentes. A empresa que criou o mais popular sistema de buscas da Internet informou que está avançando para além da busca pura e que ajudará os usuários a administrar e-mails, mensagens instantâneas, notícias e música. O Google Desktop 2, nome do novo software, ajuda os usuários a localizarem informações contidas nos discos rígidos de seus computadores ou em redes de escritórios, além de na Web. Detalhes sobre o produto podem ser obtidos em desktop.google.com/features/. O coração do sistema é uma "barra de navegação" vertical contendo um conjunto de painéis que oferecem dados da mais recente informação que possa interessar ao usuário. O software aprende com cada ação realizada pelo usuário, e dessa forma personaliza os resultados que oferece. "Nós realmente queremos que as pessoas possam relaxar e permitir que a Web chegue a elas", disse Nikhil Bhatla, gerente de produto do Google Desktop, acrescentando que "tentamos fornecer muita informação em um espaço bem pequeno". Os recursos da nova ferramenta incluem um sistema de distribuição de manchetes em RSS (Really Symple Syndication) que agrega notícias de sites freqüentemente visitados sem intervenção do usuário. Além das buscas na Web, o Google acompanhará os e-mails do Outlook e dados de programas de computador como Word, Excel, arquivos em .PDF da Adobe e mensagens instantâneas. "Toda essa informação estará disponível em um lugar só", disse Bhatla. "Não será preciso fazer nada manualmente", afirmou. Ainda assim, cada um dos recursos foi projetado para permitir máxima personalização quando o usuário quiser. O Google está avançando para além da experiência básica de busca na Web por meio de sua interface conhecida. De formas nem sempre aparentes para o usuário, o Google está tentando controlar parcela maior de sua experiência com o computador, da mesma forma que Yahoo, Microsoft e América Online fazem. E cada vez mais, para o Google, isso significa fazer com que os usuários de suas ferramentas de administração de informação não precisem de produtos de concorrentes. Na semana passada, a AOL lançou uma nova versão do popular comunicador instantâneo AIM que tem recursos de e-mail, rádio, ligações telefônicas pela Internet, mensagens para celulares e até TV pela Web. O AIM tem como objetivo atingir pessoas interessadas em novos flancos da comunicação pela Internet. O Yahoo prefere atrair fãs de ferramentas de entretenimento e de comunidades. A Microsoft vai atrás de usuários em escritórios. O Google corre pelo internauta que trabalha com informação, mas também mira outras audiências. O Yahoo oferece sua própria barra lateral que gerencia música, fotos e mensagens instantâneas junto com a página Web que o usuário está visitando. A empresa recentemente comprou a Konfabulator, produtora de software que primeiro popularizou o uso de pequenos programas conhecidos como "widgets" entre usuários de computadores da Apple. Em um desafio ao domínio da Microsoft sobre o desktop dos PCs, os usuários da barra lateral do Google são encorajados a deixar de lado o botão de navegação "início" do Windows. O recurso Quickfind permite que o usuário da barra do Google abra programas recém-executados ou sites com poucos cliques do mouse.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo