Um novo vírus, escrito especialmente para sistemas de comunicadores instantâneos, está se espalhando via MSN Messenger da Microsoft. O Kelvir.HI tem uma característica inédita: é a primeira praga a fazer uma cuidadosa checagem do sistema operacional para poder usar o idioma do usuário. O "vírus poliglota" fala português, inglês, turco, holandês, francês, sueco, italiano, grego (em alfabeto latino), espanhol e alemão.
A mensagem que traz a praga diz "ha ha encontrei sua foto". Se o internauta aceita e clica no link da mensagem, baixa automaticamente uma cópia do W32.Spybot.worm. - programa espião que fecha aplicativos ligados à segurança e pode permitir o controle a distância da máquina infectada, de acordo com a Symantec.
O Kelvir.HI ataca computadores com Windows 2000, 95, 98, Me, NT, Server 2003 e XP. A Symantec diz que a praga está se espalhando num ritmo "médio" e que sua remoção é fácil. o vírus O Kelvir.HI, uma variante do malware Kelvir que surgiu no começo deste ano, é o primeiro vírus escrito para sistemas de mensagens instantâneas capaz de checar as configurações do sistema e se comunicar com a vítima na língua nativa.
|