A Intel realmente quer chegar às salas de visitas dos consumidores. Na quarta-feira, a empresa revelou seus planos de lançar um novo tipo de computador pessoal dirigido especificamente às salas de estar digitais, com um sistema batizado pela maior fabricante mundial de semicondutores como tecnologia Viiv.
A tecnologia Viiv (pronuncia-se "váiv") é um conjunto de microprocessadores de núcleo duplo, chipsets, software e capacidades de rede. Os computadores pessoais equipados com ela operarão com monitores de alto desempenho e um controle remoto semelhante ao de um televisor.
Eles serão equipados com o sistema operacional Windows Media Center Edition da Microsoft, o qual representa a tentativa da gigante do software de chegar às salas de estar dos consumidores.
A Intel anunciou que fabricantes de computadores como Dell, HP, Gateway e outros oferecerão computadores pessoais Viiv a partir do primeiro trimestre de 2006, em diversos estilos, formas e tamanhos. Os detalhes de preço não estavam disponíveis de imediato.
A Intel já tentou algumas vezes ingressar no mercado de bens eletrônicos de consumo, no qual a concorrência é ferrenha. No final da década dos anos 90, a empresa colocou à venda microscópios digitais, um equipamento para redes domésticas e até mesmo players digitais de música, em escala modesta, mas agora o esforço contará com toda o seu poderio.
Além disso, apesar de repetidas tentativas da indústria da computação pessoal, ainda não surgiu um aparelho que combine de maneira bem-sucedida o computador pessoal e o televisor, e venda centenas de milhões de unidades.
"Eu acredito que desta vez eles terão sucesso", disse Roger Kay, sócio-gerente da Endpoint Technologies Associates, uma empresa de pesquisa de mercado. "Creio que todos os fabricantes de computadores adotarão o sistema, porque faze-lo não requer esforço", acrescentou.
Kay acredita que a Intel também investirá pesado no novo projeto, tanto em termos de verbas publicitárias quanto de subsídios de marketing aos fabricantes de computadores pessoais e outros parceiros.
Um porta-voz da Intel recusou-se a comentar quanto a empresa pretende gastar com publicidade da tecnologia Viiv.
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